22.3 C
Rio Branco
segunda-feira, 12 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
BrasilGeral

PF apreende semissubmersível no Pará que transportaria drogas à Europa

Publicado em 01/06/2025
Foto: Divulgação *BN

Uma ação conjunta da Polícia Federal com a Marinha do Brasil e a FAB (Força Aérea Brasileira) apreendeu hoje um semissubmersível no Pará que seria utilizado para o transporte de cocaína para a Europa.

Operação ocorreu na Ilha do Marajó. Segundo a PF, essa é a primeira vez que uma embarcação desse tipo é apreendida pela corporação, o que coloca a polícia em alerta para a evolução das estratégias usadas em crimes.

Embarcação similar tinha sido encontrada em Portugal. A ação de hoje decorre de investigações relacionadas à apreensão de um submersível parecido nas águas do país em março. Apuração da polícia indica que os dois equipamentos foram fabricados na mesma região do Pará com a finalidade de viabilizar o tráfico de entorpecentes pelo Atlântico.

Apreensão contou com ajuda internacional. As forças brasileiras identificaram e localizaram a embarcação por meio da troca de informações de inteligência, com colaboração da Polícia Nacional da Espanha, da Polícia Judiciária de Portugal e da Administração de Repressão às Drogas dos Estados Unidos. As entidades vêm atuando com a Polícia Federal para enfrentar organizações criminosas transnacionais envolvidas no tráfico internacional de drogas.

Diferença entre submarino e submersível

Apesar das semelhanças, um submarino é autônomo. Ele tem a capacidade de ficar mais tempo submerso e pode fazer viagens de meses apenas com alguns breves retornos à superfície para captar ar. Ele também é maior e se move mais rapidamente, cobrindo grandes distâncias, com algum tipo de gerador de energia a bordo —os mais potentes são nucleares.

Submersível não é autônomo. Ele depende de um navio, com sistemas de navegação para orientar sua viagem remotamente e de uma plataforma de apoio, submersa a cerca de dez metros, para conseguir descer até o local e retornar à superfície.

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Tragédia no Céu do Acre: Há 54 Anos, o Maior Acidente Aéreo da História do Estado Ceifava 33 Vidas

Raimundo Souza

Prefeitura de Rio Branco atua para amenizar impactos no rio Acre e busca soluções conjuntas diante da alta turbidez

Raimundo Souza

Senado aprova bolsa de até R$ 700 para alunos de baixa renda

Jamile Romano

Pix bate recorde com 239,9 milhões de transações em um dia, diz BC

Jamile Romano

Governo do Estado incentiva produção do café especial para o concurso Qualicafé

Raimundo Souza

Sine Acre oferece 62 vagas de emprego nesta terça-feira em Rio Branco

Kevin Souza