26.3 C
Rio Branco
sexta-feira, 22 de agosto de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Governo anuncia liquidação total das verbas rescisórias a ex-servidores

Publicado em 22/05/2025

Com o compromisso de manter o equilíbrio fiscal e contribuir para a economia local, o governo do Acre, por meio das secretarias de Estado de Administração (Sead) e da Fazenda (Sefaz), realizará a liquidação total das verbas rescisórias pendentes dos ex-servidores estaduais. A medida é um esforço da gestão para honrar os compromissos e as finanças públicas.

O anúncio do pagamento foi feito pelo governador Gladson Camelí, em vídeo publicado nas redes sociais do governo do Estado. “Essa é uma medida que mostra o nosso compromisso com a valorização de quem já serviu ao nosso estado e com o equilíbrio das contas públicas”, afirmou o governante.

Os pagamentos serão feitos em quatro etapas, com início no dia 30 de maio e previsão de encerramento até 15 de dezembro. A maioria dos beneficiários, cerca de 70%, é formada por ex-militares de diferentes categorias e períodos de desligamento, com direitos trabalhistas pendentes de recebimento.

As datas dos lotes de pagamento serão:

  • 1º lote: de 30 de maio a 15 de junho;
  • 2º lote: de 30 de julho a 15 de agosto;
  • 3º lote: de 30 de setembro a 15 de outubro;
  • 4º lote: de 30 de novembro a 15 de dezembro.

Segundo o diretor de Gestão de Pessoas da Sead, Fábio Lima, “o pagamento dessas verbas rescisórias aos ex-servidores do Estado está sendo planejado conforme as prioridades da atual gestão. Isso reflete o compromisso do governo com a valorização do servidor público e o cumprimento das obrigações legais. Trata-se não apenas de reconhecer o direito de quem contribuiu, por algum período, com o serviço público, mas também de uma medida estratégica para a redução dos passivos trabalhistas e o fortalecimento da credibilidade institucional”.

Para o secretário adjunto de Pessoal da Sead, Guilherme Duarte, a ação é resultado de um planejamento financeiro responsável. “Estamos cumprindo mais uma etapa da política de valorização do servidor público. A liquidação das verbas rescisórias representa respeito aos direitos daqueles que contribuíram com o serviço público e uma injeção importante de recursos na economia do estado”, afirma.

[Agência de Notícias do Acre]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Após igarapés transbordarem 40 pessoas estão desabrigadas em Rio Branco

Jamile Romano

MPAC empossa 42 novos servidores efetivos

Jamile Romano

Prêmio de Comunicação do Governo do Acre vai distribuir mais de R$ 100 mil em seis categorias

Jamile Romano

Governo convoca candidatos para matrícula no Curso de Formação de Aluno-Soldado do Corpo de Bombeiros

Jamile Romano

Na capital, o Rio Acre volta a cair a 5 centímetros de seu mínimo histórico

Raimundo Souza

Polícia Civil do Acre desarticula quadrilha especializada em roubos de caminhonetes, Justiça condena grupo a mais de 120 anos de prisão

Jamile Romano