24.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 26 de novembro de 2025
O RIO BRANCO
Policial

Polícia Civil do Acre participa da Semana Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, em Brasília

A Polícia Civil do Acre (PCAC) marca presença na Semana Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, promovida pelo Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), por meio da Secretaria Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (SNDCA). O evento acontece entre os dias 19 e 22 de maio, no Auditório do Instituto Serzedello Corrêa, do Tribunal de Contas da União (TCU), em Brasília (DF), reunindo especialistas, autoridades, sociedade civil e representantes de organismos internacionais.

A delegada Carla Fabíola Coutinho, titular da Delegacia de Atendimento à Criança e ao Adolescente Vítima (DECAV), representa a Polícia Civil do Acre no encontro, ao lado da psicóloga Sarah Farhat, coordenadora do Fórum Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente. A presença da delegação acreana reforça o compromisso do estado no enfrentamento ao abuso e à exploração sexual infantojuvenil.

A programação celebra os 25 anos de mobilização do 18 de maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, instituído pela Lei Federal 9.970/2000. Com expectativa de reunir cerca de 400 participantes, a semana tem como principal objetivo promover o debate qualificado e a troca de experiências para a atualização do Plano Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes (PNEVSCA).

Durante o evento, representantes da rede de proteção nacional discutem boas práticas, desafios e estratégias de atuação na proteção integral de crianças e adolescentes.

O delegado-geral da Polícia Civil do Acre, Dr. Henrique Maciel, destacou a importância da participação da instituição nesse tipo de evento. “É fundamental que a Polícia Civil do Acre esteja presente em um espaço como esse, onde se debate e se constrói políticas públicas de enfrentamento ao abuso sexual contra crianças e adolescentes. Todas as delegacias do nosso estado, incluindo as especializadas, trabalham incansavelmente para coibir esse tipo de crime bárbaro. Nosso compromisso é com a proteção da infância e juventude, e eventos como este fortalecem ainda mais nossas ações”, ressaltou o delegado-geral.

A participação da PCAC no encontro reafirma o esforço contínuo da instituição em atuar de forma integrada com a rede de proteção e com os demais órgãos responsáveis pela garantia dos direitos das crianças e adolescentes.

 

[Assessoria PC/AC]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Homem suspeito de tentativa de feminicídio se apresenta e é preso pela Polícia Civil em Tarauacá

Jamile Romano

Segurança Pública do Acre registra aumento de 35,6% no atendimento de denúncias de violência contra a mulher em 2024

Raimundo Souza

Polícia Civil do Acre Recupera Materiais Furtados de Obra em Sena Madureira

Raimundo Souza

Réu acusado de matar líder de facção na Cidade do Povo vai a júri popular

Kevin Souza

Governo do Estado apresenta projeto da nova delegacia de Brasiléia às autoridades do município

Raimundo Souza

Polícia Civil prende dois assaltantes em flagrante no centro comercial de Tarauacá

Raimundo Souza