22.3 C
Rio Branco
terça-feira, 13 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
Acre

Prefeitura de Rio Branco incentiva adoção de espaços públicos com novas leis

Publicado em 14/05/2025

A Prefeitura de Rio Branco segue promovendo parcerias com a iniciativa privada e a sociedade civil para melhorar os espaços urbanos da cidade. Duas leis municipais incentivam esse movimento: a Lei nº 2.171/2016, que criou o Programa “Adote um Ponto de Ônibus”, e a recente Lei nº 2.515/2024, que instituiu o Projeto “Adote uma Praça”.

Com essas iniciativas, empresas, instituições e entidades podem contribuir de forma voluntária com a implantação, manutenção e revitalização de pontos de ônibus e praças públicas. Em troca, podem veicular publicidade nos espaços adotados, respeitando os critérios estabelecidos pela Prefeitura.

Segundo o secretário municipal de Infraestrutura e Mobilidade Urbana, Cid Ferreira, o Projeto Adote uma Praça já existe em outros estados e tem gerado benefício mútuo para os envolvidos na parceria.

“É um projeto de grande sucesso em que a Prefeitura de Rio Branco tensiona, através dessa lei, proceder da mesma forma. Com isso, o comerciante tanto pode explorar, em termos de publicidade, como também conservar o espaço público de lazer que tiver disponível.”

Os programas não geram custos para o município e garantem que todas as melhorias realizadas passem a integrar o patrimônio público. A proposta fortalece o cuidado coletivo com a cidade, estimula a cidadania e valoriza o uso dos espaços urbanos por todos os moradores.

O superintendente municipal de Transportes e Trânsito (RBTrans), Clendes Vilas Boas, destacou como o Programa Adote um Ponto de Ônibus permite que as paradas de ônibus sejam equipadas, dentre elas, podendo até possuir tomadas para recarga de celular e Wi-Fi.

“O Programa representa uma grande oportunidade para empresas associarem suas marcas a um projeto socialmente responsável, contribuindo para uma cidade mais acolhedora e moderna”.

As empresas interessadas em participar devem procurar os órgãos responsáveis pela coordenação dos projetos junto à Prefeitura de Rio Branco.

[Assessoria]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Lhamas e alpacas correm risco de morte após 15 dias presas em carreta na fronteira do Acre por falta de fiscalização

Kevin Souza

Horto Florestal de Rio Branco já tem mais de 80 espécies de aves registradas por meio da ciência cidadã

Raimundo Souza

Governador vai a posse do novo superintendente da Polícia Rodoviária Federal e reforça parceria para segurança no Acre

Marcio Nunes

Reconhecimento e valorização marcam a noite do 3º Prêmio de Comunicação do Governo do Acre

Redacao

Governo prorroga prazo de validade do concurso público da Sesacre

Jamile Romano

Prefeito de Rio Branco recebe homenagem de costureiras pelo apoio dado ao setor

Jamile Romano