25.3 C
Rio Branco
terça-feira, 25 de novembro de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Projeto Legal e TCE-AC promovem curso sobre Avaliação de Políticas Públicas

O Laboratório de Estudos Geopolíticos da Amazônia Legal no Acre e o Tribunal de Contas do Acre (TCE-AC) promovem o curso: Avaliação de Políticas Públicas – conceitos, métodos e usos, com o objetivo de capacitar profissionais da área para o uso de evidências na formulação e análise de políticas públicas. A formação busca desenvolver competências técnicas e analíticas alinhadas aos desafios contemporâneos da gestão pública.

O treinamento é feito em parceria entre o núcleo acreano do projeto Legal, da Universidade Federal do Acre (Ufac), o Instituto de Estudos Sociais e Políticos (Iesp), da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj), e a Escola de Contas Conselheiro Alcides Dutra de Lima, do TCE-AC.

“O curso busca apresentar os principais conceitos, abordagens e práticas relacionadas ao campo da avaliação com ênfase nos desafios teóricos, metodológicos e políticos que envolvem o uso de evidências na formulação e análise de políticas públicas”, explicou a professora doutora Luci Teston,coordenadora do Legal no Acre.

Ao menos 60 profissionais, incluindo gestores de políticas públicas e auditores, participam do curso que tem carga horária de 6 horas, a capacitação é feita na modalidade online.

“Esperamos que os participantes do curso possam atuar como agentes multiplicadores no processo de melhoria da qualidade dos serviços públicos no Acre. Essa parceria com o TCE é fundamental para atingir esse objetivo, pois Tribunal atua para garantir que os recursos públicos sejam utilizados de forma legal e eficiente”, enfatizou a coordenadora.

O curso é ministrado por Bruno Marques Schaefer, professor do IESP/UERJ, pesquisador em políticas públicas e instituições políticas, com vasta experiência acadêmica e atuação como consultor do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

*Projeto Legal*

O Legal funciona como uma rede interinstitucional, que engloba a colaboração de pesquisadores de universidades públicas, buscando produzir e transferir conhecimento sobre processos eleitorais, políticos e de elaboração de políticas públicas com base nas instituições democráticas.

Vinculado à ciência política e campos correlatos, está focado na produção acadêmico-científica, visando à qualificação metodológica, à produção de análises e indicadores políticos, econômicos e sociais sobre os Estados da Amazônia Legal do Brasil.

De acordo com Luci Teston, que coordena o projeto no Acre o principal objetivo do laboratório é produzir conhecimento sobre a realidade política dos estados da Amazônia Legal, por meio de análises e geração de dados quantitativos e pesquisas qualitativas, além de capacitar estudantes através de treinamentos.

[Assessoria]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Fake News: Comissão Eleitoral da OAB/AC determina que Chapa 5 apague publicações com notícias falsas

Marcio Nunes

Juntos pelo Acre atende beneficiários de programas sociais, na região do Alto Acre

Marcio Nunes

Governo do Acre apoia evento de fomento ao desenvolvimento econômico e social na Amazônia

Marcio Nunes

Procuradores do trabalho assumem coordenações estratégicas no Ministério Público do Trabalho

Redacao

Em coletiva de imprensa, Ufac esclarece mudanças no processo seletivo do curso de Medicina

Jamile Romano

Governo divulga calendário de pagamento dos servidores estaduais para 2025

Marcio Nunes