22.5 C
Rio Branco
quarta-feira, 14 de maio de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Educação realiza formação continuada para novos professores mediadores da rede estadual

Atualizada em 13/05/2025 17:09

A Secretaria de Estado de Educação e Cultura (SEE), por meio do Departamento de Educação Especial, realizou nesta terça-feira, 13, formação continuada voltada aos professores mediadores recém-contratados da rede estadual de ensino. O encontro aconteceu no Anfiteatro Garibaldi Brasil, na Universidade Federal do Acre (Ufac), em Rio Branco.

Cerca de 360 profissionais participaram da formação, realizada em dois turnos, com objetivo de oferecer orientações sobre as adaptações pedagógicas no atendimento educacional especializado, além de esclarecer as atribuições e responsabilidades do professor mediador.

Esses profissionais ingressaram na rede após a realização da Jornada Pedagógica, o que motivou a realização do encontro específico para prepará-los para o cotidiano escolar e para o trabalho junto aos estudantes público-alvo da Educação Especial.

“Estamos aplicando a formação pois eles chegaram agora e precisam desse suporte para que possam desenvolver um trabalho de qualidade com os alunos da Educação Especial. Eles vão atuar nas escolas com mais consciência do papel que desempenham”, destacou o professor formador do Departamento de Educação Especial, Jerri Macharel.

Ainda segundo Jerri, os professores mediadores com contratos anteriores participaram da formação durante a Jornada Pedagógica, realizada em fevereiro. Já no mês de junho, a secretaria promove nova capacitação, com foco na elaboração do Plano de Ensino Individualizado (PEI).

O PEI é um instrumento pedagógico essencial no processo de inclusão e deve ser construído de forma colaborativa, com a participação da gestão escolar, dos professores das salas de recursos multifuncionais, das famílias e dos próprios alunos, sempre que possível.

A professora mediadora Carmen de Paula, uma das participantes do encontro, destacou a importância do momento. “A capacitação é de muita relevância para nós que estamos iniciando agora nessa prática de mediação. É uma tarefa desafiadora, e precisamos de conhecimento para saber como lidar e acolher essas crianças. Só a partir do momento em que conhecemos o nosso aluno é que podemos planejar de forma mais específica, voltada às suas necessidades”, relatou.

A formação para os novos assistentes educacionais da rede estadual acontece nesta quarta-feira, 14, no auditório do Colégio Dom Bosco.

Todos os anos, a SEE promove a Jornada Pedagógica com ações formativas voltadas aos profissionais da Educação Especial, reafirmando o compromisso com a qualificação do atendimento educacional inclusivo nas escolas acreanas.

[Agência de Notícias do Acre]

Artigos Relacionados

MPAC empossa mais oito servidores efetivos

Jamile Romano

Educação 4.0: explorando a conexão entre o futuro do trabalho, o controle interno e a nova era corporativa

Raimundo Souza

Escola Presbiteriana João Calvino é finalista da Febrace pelo terceiro ano consecutivo com projeto inovador na área da saúde

Marcio Nunes

Ambulatório de Transplante Hepático da Fundhacre encerra o ano com mais de 1.800 atendimentos e recorde de procedimentos

Jamile Romano

Concurso de Blocos Carnavalescos celebra a cultura, tradição e história do Acre no Carnaval da Família

Raimundo Souza

Governo do Acre amplia estratégias de combate à sífilis e reduz casos em bebês

Jamile Romano