23.3 C
Rio Branco
segunda-feira, 12 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
Brasil

Bolsonaro irá depor sobre caso da baleia na próxima semana

Publicado em 31/01/2024

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) será ouvido pela Polícia Federal (PF) na próxima semana sobre as acusações de importunação de baleia. A informação foi passada pelo presidente do Partido Liberal, Valdemar Costa Neto, em um vídeo nas redes sociais.

A PF convocou Bolsonaro para prestar esclarecimentos sobre uma suposta importunação de uma baleia-jubarte da qual ele se aproximou em junho de 2023 na cidade de São Sebastião, Litoral Norte de São Paulo.

O inquérito foi aberto com base em vídeo que mostra um homem pilotando um jet ski e se aproximando do grande cetáceo. O vídeo foi compartilhado pelo advogado do político, Fabio Wajngarten, que também foi intimado pela PF para prestar esclarecimentos sobre o assunto.

A lei que justifica a investigação é a Lei 7.643 de 18 de dezembro de 1987 que proíbe a pesca de cetáceos nas águas jurisdicionais brasileiras, e dá outras providências. O artigo primeiro do texto determina: “Fica proibida a pesca, ou qualquer forma de molestamento intencional, de toda espécie de cetáceo nas águas jurisdicionais brasileiras”.

A pena estipulada para o crime é de dois a cinco anos de reclusão e multa que varia entre 50 e 100 Obrigações do Tesouro Nacional (OTN).

 

[Pleno News]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Corinthians e Botafogo empatam e estacionam na tabela do Brasileirão

Redacao

Receita abre consulta a malha fina do Imposto de Renda na quarta-feira

Jamile Romano

Moraes vota para condenar mulher que pichou “Perdeu, mané” no STF

Marcio Nunes

Pressão sobre Haddad põe em dúvida capital político do ministro para 2026

Raimundo Souza

TCU vai acompanhar impacto do mercado de bets na saúde e economia

Marcio Nunes

STF sobreviveu, diz Mendes na última sessão sob comando de Barroso

Redacao