28.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 26 de novembro de 2025
O RIO BRANCO
Coluna EsplanadaColunistas

O Palácio do Congresso comemora hoje 65 anos

Covid 2025 matou 715 mil

Apesar de o noticiário nacional ter “esquecido” o assunto, o problema continua sério demais. Mais de 715 mil (!!) mortes pelo vírus Covid-19 já foram confirmadas no Brasil desde 1º de janeiro até semana passada, segundo dados do Ministério da Saúde. Neste período, o número de infectados pelo vírus ultrapassou os 39 milhões de brasileiros – ou praticamente um quinto da população do País. Com dados ainda alarmantes sobre a doença, o Ministério fechou no dia 11 de abril a compra de 57 milhões de doses de vacina contra a Covid. A previsão da pasta é aplicar mais de 15 milhões de doses, com investimento de R$ 700 milhões.

Um senhorzinho

O Palácio do Congresso comemora hoje 65 anos, junto com o aniversário da capital Brasília. A construção, projetada pelo arquiteto Oscar Niemeyer, com o Senado com a cúpula para baixo e a da Câmara para cima, é considerada ícone do modernismo e ainda destino de visitantes de vários países, em especial estudantes de arquitetura. A data também marca a transferência do Poder Legislativo do Rio de Janeiro para a Capital.

Redes em pauta

O PT assumiu a Secretaria de Primeira Infância, Adolescência e Juventude na Câmara, com o deputado José Airton Cirilo (CE). Umas de suas pautas principais é a regulamentação das redes sociais, assunto prioritário do partido no Congresso Nacional, mas sem avanço por falta de debates e mais esclarecimentos. Há muitos que confundem – ou desconfiam da intenção do partido – com tentativa de censura.

Racismo no plenário

O vereador carioca Rafael Satiê (PL-RJ) sofreu racismo dentro da Câmara de Vereadores do Rio. Ele foi chamado de “capitão do mato” por parte dos visitantes no mezanino. Aconteceu durante a votação que aprovou o armamento da Guarda Municipal. Foi xingado por ser favorável à medida. Satiê disse que a agressão ocorreu por ele ser preto e conservador, e registrou o fato na Diretoria de Segurança da Casa.

Portas abertas

O Itamaraty fez valer a sua força e, mesmo com o ministro chanceler Mauro Vieira cancelando três vezes sua ida à Comissão de Relações Exteriores do Senado, conseguiu emplacar amanhã a 1ª reunião de sabatina de futuros embaixadores. Serão sabatinados quatro diplomatas: A CRE votará as indicações de Sérgio Rodrigues (Rússia); Eduardo Saboia (Áustria); André Veras (Irã); e Paulo Uchôa (Arábia Saudita).

Vietnamitas

O Governo acaba de enviar para a Câmara o texto do acordo educacional firmado pelo Brasil com o Vietnã, que avaliza a entrada de estudantes vietnamitas nos Programas de Estudante-Convênio de Graduação e de Pós-Graduação nas universidades brasileiras. O País já tem estudantes e pesquisadores credenciados de 71 nações.

 

 

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Tribunal Regional Eleitoral paulista que derrubou a inelegibilidade de Pablo Marçal

Leandro Mazzine

Donald Trump vai mostrando o real motivo do tarifaço contra o Brasil

Jamile Romano

Rumo ao caos

Jamile Romano

A FAB derrubou uma aeronave King Air de origem venezuelana no espaço aéreo brasileiro

Leandro Mazzine

Péssima sinalização

Jamile Romano

Relator do PNE recebe representantes da Amazônia para discutir fator amazônico na educação

Jamile Romano