24.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 26 de novembro de 2025
O RIO BRANCO
Acre

14ª Feira do Peixe e Agricultura Familiar movimenta mercados de Rio Branco durante a Semana Santa

Entre os dias 16 e 18 de abril, a população de Rio Branco poderá aproveitar a 14ª edição da Feira do Peixe e da Agricultura Familiar da Semana Santa. O evento será realizado das 4h da manhã às 17h, com pontos de venda espalhados pela Ceasa e nos mercados municipais da Estação, Rui Lino, Elias Mansour e no Terminal do São Francisco. Na manhã desta quarta-feira (16), o prefeito de Rio Branco Tião Bocalom, fez a abertura oficial da feira. De acordo com o gestor a expectativa é superar as vendas do ano passado, quando foram comercializadas 120 toneladas de peixe.

“Isso daí me deixa feliz que a gente vê o produtor podendo ganhar dinheiro. É o que eu sempre falo, o produtor não pode só trabalhar, pegar sol, levar picada de marimbondo. No trabalho ele tem que ganhar dinheiro. Então, por isso que essa feira aqui fortalece muito. Nossos produtores de peixe. Infelizmente nós temos ainda muito peixe vindo lá de Rondônia, ou seja, a nossa produção está pequena. Precisamos produzir aqui, porque o dinheiro fica aqui.”

A feira oferece peixe fresco em grande variedade e produtos da agricultura familiar com preços acessíveis.

“Acredito que vai ser melhor que o ano passado. Está tendo uma grande procura e hoje ainda é quarta-feira, mas já está tendo movimento bom. A expectativa é que quinta e sexta seja bem melhor”, destacou o feirante Wilson Sousa.

Frutas, verduras e hortaliças cultivadas por produtores locais estão disponíveis também para atender à demanda da Semana Santa e garantir alimentos saudáveis na mesa da população. Além do peixe e os ingredientes da Semana Santa, a população também ajuda a fortalecer a economia local, valorizando o trabalho dos produtores rurais.

“Para escolher um bom peixe, temos que observar quando é novo, a guelra dele, se tiver vermelhinha, a gente sempre observa isso. E aí o seguinte, o peixe também a gente conhece como ele está fresquinho pela qualidade dele. Então o peixe de qualidade a gente vê aqui”, disse o aposentado, José Roberto.

Além de fomentar a economia local, a feira também cumpre o papel de valorização do trabalho dos pequenos produtores, aproximando o campo da cidade e incentivando o consumo de alimentos frescos e regionais. A feira vai até a próxima sexta-feira, dia 18 de abril.

“Vale a pena vir aqui na Ceasa, escolher um peixe bom. Está tranquilo, não sei como é que vai estar amanhã, mas a gente optou por vir hoje. O peixe está de qualidade. Está chegando peixe, toda hora. A gente agradece o pessoal da Ceasa, a organização, por estar oferecendo esse peixe de qualidade pra gente”, finalizou o aposentado, José Roberto.

 

[Assessoria]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Operação conjunta: Polícia apreende mais de 100 kg de drogas em ação no interior do Acre;

Jamile Romano

Novos juízes do TJAC visitam sede da Polícia Civil do Acre e conhecem estrutura da instituição

Jamile Romano

Evento com a presença do governador celebra participação feminina na Polícia Militar há 39 anos: ‘mulheres no protagonismo’

Raimundo Souza

Governo beneficia comunidades em Epitaciolândia com mais 250 novos títulos definitivos

Marcio Nunes

Acre disponibiliza medicamento para prevenir o HIV, gratuitamente pelo SUS

Jamile Romano

Defensoria Pública inaugura Unidade de Atendimento em Cruzeiro do Sul e lança cartilha dos Povos Indígenas

Jamile Romano