23.3 C
Rio Branco
segunda-feira, 12 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
Acre

Cabeceira da ponte do Judia apresenta estabilidade após ações emergenciais da Prefeitura

Publicado em 09/04/2025

Após duas semanas de intenso trabalho da prefeitura, a cabeceira da ponte do Judia, que sofreu com erosões causadas por fortes chuvas, já apresenta sinais claros de estabilização. A obra de contenção tem sido realizada de forma contínua pela Secretaria Municipal de Infraestrutura e Mobilidade Urbana (Seinfra), com aplicação de diversas técnicas para evitar o avanço do problema.

Entre as ações emergenciais já executadas estão a aplicação de pedras rachão, estaqueamento na base da barragem, reforço com réguas cruzando as estacas e o plantio de bambus. O secretário da Seinfra, Cid Ferreira, esteve no local para acompanhar os serviços e detalhou a importância da análise do solo na região afetada.

“Nós estamos fazendo uma sondagem pra identificar se tem alguma argila mole, qual é o tipo de solo que está lá embaixo, que é pra, possivelmente, se ainda está tendo alguma influência dessa argila e não suportar o peso que está. Por isso mesmo já fizemos algumas sondagens em torno de 20 a 23 metros para poder a gente trabalhar com a certeza.”

A sondagens, realizadas por uma empresa especializada, começaram recentemente e devem ser concluídas ainda esta semana. O objetivo é assegurar que o solo em profundidade possa sustentar as estruturas construídas, evitando surpresas em futuras alagações.

“Não adianta só fazer um paliativo, jogar aqui em cima e lá embaixo não suportar e na próxima alagação a gente ter uma surpresa em ser surpreendido com essa nova fuga de material”, disse Cid.

Segundo o secretário, o prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, tem acompanhado de perto o andamento das obras e demonstrado grande preocupação com a segurança da população. Uma das determinações do prefeito foi o plantio de bambu como reforço no solo para evitar novas erosões.

“O plantio de bambu tem essa finalidade de ajudar a segurar o solo pra não ter que fazer aquela movimentação de terra”, finalizou o secretário.

[Assessoria]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Com a presença do governador Gladson Cameli, mais de mil alunos se formam no Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência

Jamile Romano

Sebrae abre inscrições para programa gratuito que auxilia empresas no aumento de produtividade

Marcio Nunes

Prefeitura de Rio Branco realiza operação contra dengue, com mais de 100 agentes nas ruas e ampliação no funcionamento das Uraps

Raimundo Souza

Força Nacional do SUS investiga mortes entre indígenas no Acre

Jamile Romano

Projeto de CNH mais acessível tem potencial de economizar mais de oito meses de trabalho dos acreanos

Redacao

Governador Gladson Cameli se manifesta após pedido de vistas em julgamento no STJ

Marcio Nunes