25.3 C
Rio Branco
domingo, 20 de abril de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Cabeceira da ponte do Judia apresenta estabilidade após ações emergenciais da Prefeitura

Atualizada em 10/04/2025 08:55

Após duas semanas de intenso trabalho da prefeitura, a cabeceira da ponte do Judia, que sofreu com erosões causadas por fortes chuvas, já apresenta sinais claros de estabilização. A obra de contenção tem sido realizada de forma contínua pela Secretaria Municipal de Infraestrutura e Mobilidade Urbana (Seinfra), com aplicação de diversas técnicas para evitar o avanço do problema.

Entre as ações emergenciais já executadas estão a aplicação de pedras rachão, estaqueamento na base da barragem, reforço com réguas cruzando as estacas e o plantio de bambus. O secretário da Seinfra, Cid Ferreira, esteve no local para acompanhar os serviços e detalhou a importância da análise do solo na região afetada.

“Nós estamos fazendo uma sondagem pra identificar se tem alguma argila mole, qual é o tipo de solo que está lá embaixo, que é pra, possivelmente, se ainda está tendo alguma influência dessa argila e não suportar o peso que está. Por isso mesmo já fizemos algumas sondagens em torno de 20 a 23 metros para poder a gente trabalhar com a certeza.”

A sondagens, realizadas por uma empresa especializada, começaram recentemente e devem ser concluídas ainda esta semana. O objetivo é assegurar que o solo em profundidade possa sustentar as estruturas construídas, evitando surpresas em futuras alagações.

“Não adianta só fazer um paliativo, jogar aqui em cima e lá embaixo não suportar e na próxima alagação a gente ter uma surpresa em ser surpreendido com essa nova fuga de material”, disse Cid.

Segundo o secretário, o prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, tem acompanhado de perto o andamento das obras e demonstrado grande preocupação com a segurança da população. Uma das determinações do prefeito foi o plantio de bambu como reforço no solo para evitar novas erosões.

“O plantio de bambu tem essa finalidade de ajudar a segurar o solo pra não ter que fazer aquela movimentação de terra”, finalizou o secretário.

[Assessoria]

Artigos Relacionados

Municípios do Acre irão receber R$ 2,3 milhões do Ministério do Desenvolvimento Social para executar ações de acolhimento emergencial

Jamile Romano

Operação Guardiões da Cidade intensifica ações em Rio Branco, com média de 100 abordagens por hora

Jamile Romano

Estado divulga novas alterações em programa de incentivo tributário para empresas do setor produtivo

Marcio Nunes

Defensoria Pública garante que candidato reprovado por ter diagnóstico de hepatite B continue em seleção de concurso

Jamile Romano

Preços do diesel, da gasolina e do gás de cozinha sobem nesta quinta no Acre por alta no ICMS; entenda

Jamile Romano

Trânsito de veículos no centro de Rio Branco será alterado nos dias de Carnaval

Jamile Romano