22.3 C
Rio Branco
terça-feira, 13 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
Acre

Acre celebra o Dia Mundial da Saúde com foco na saúde materno-infantil e investimentos

Publicado em 07/04/2025

Neste dia 7 de abril o mundo celebra o Dia Mundial da Saúde, uma data crucial e de grande importância, estabelecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para reforçar a total importância da qualidade de vida e estimular a criação de políticas públicas focadas no bem-estar da população. Este ano, a OMS lança uma campanha global de um ano dedicada à saúde materna e neonatal, intitulada “Inícios saudáveis, futuros esperançosos”.

A iniciativa visa fortalecer a conscientização e também a redução de mortes maternas e neonatais com o principal intuito de priorizar a saúde e o bem-estar a longo prazo das mulheres.

“A nossa visão para o Acre passa, acima de tudo, pelo cuidado com as nossas crianças, que são a base do nosso futuro. Com orientação do governador Gladson Camelí, temos trabalhado de forma incansável para fortalecer o sistema de saúde materno-infantil, com foco em um atendimento cada vez mais humanizado e em uma infraestrutura moderna. A entrega de 48 novos leitos no Hospital Infantil representa um avanço significativo nesse caminho, assim como o andamento das obras da nova maternidade, que em breve trará ainda mais benefícios para a população. Destaco, ainda, o trabalho do nosso banco de leite, que segue como referência de dedicação e incentivo à cultura do aleitamento materno, algo que valorizamos profundamente”, afirma o secretário de saúde, Pedro Pascoal.

No Acre, o governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), demonstra total alinhamento com essa prioridade a nível global, implementando e fortalecendo diversas ações voltadas à saúde das mulheres e de seus bebês. O compromisso com essa causa é evidente em investimentos e estratégias de melhorias que visam garantir um ciclo de vida saudável desde os primeiros momentos.

A força do banco de leite humano: um farol de esperança para os recém-nascidos

Um dos grandes pilares desse compromisso é o fortalecimento do Banco de Leite Humano (BLH) da Maternidade Bárbara Heliodora, em Rio Branco, que se configura como referência no estado.

O BLH desempenha um papel indispensável para oferecer orientação e apoio à amamentação, além de realizar a coleta, o processamento, o armazenamento e a distribuição de leite humano para bebês prematuros e de baixo peso. Essa estratégia não apenas nutre os recém-nascidos mais vulneráveis, mas também incentiva a prática do aleitamento materno, que é reconhecida mundialmente pelos seus inúmeros benefícios para a saúde da mãe e do bebê.

[Agência de Notícias do Acre]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Ifac oferta 50 vagas para cursos gratuitos de inglês e espanhol; veja como se inscrever

Jamile Romano

Gestão de Riscos: A bússola estratégica para o futuro das organizações

Raimundo Souza

Governador Gladson Cameli e prefeito Mazinho Serafim inauguram Ponte em Sena Madureira realizam maior sonho da população

Marcio Nunes

Discurso de ódio contra acreanos, internet, hipocrisia social e o Direito Penal que escolhe quem punir

Marcio Nunes

Federação formada por PT, PCdoB e PV defende Marcus Alexandre após operação da PF

Marcio Nunes

Polícia Civil desarticula esquema criminoso que furtou R$ 74 mil de idosa em Tarauacá

Jamile Romano