24.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 26 de novembro de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Rio Branco marca presença no 1º Encontro Cidades Verdes Resilientes em Brasília

Nos dias 27 e 28 de março de 2025, Rio Branco estará representada no 1º Encontro Cidades Verdes Resilientes, em Brasília-DF. A participação da capital acreana reforça seu compromisso com a agenda climática e com a busca por soluções sustentáveis para os desafios urbanos.

O evento reúne representantes de governos estaduais e municipais, além de instituições da sociedade civil, para discutir a implementação do Programa Cidades Verdes Resilientes (PCVR). Coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), com apoio dos Ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e das Cidades (MCid), o programa visa fortalecer políticas públicas voltadas à adaptação e resiliência climática nos municípios brasileiros.

Rio Branco e a transição climática

Representando a gestão municipal de Rio Branco, a Secretária Municipal de Meio Ambiente, Flaviane Stedille, e a Chefe do Departamento de Gestão Ambiental e Mudanças Climáticas, Aline Martins, participam do encontro para estreitar parcerias estratégicas e aderir a iniciativas como o Cidades Modelos Verdes Resilientes.

A secretária destacou a importância do evento para o município: “A frequência dos eventos climáticos extremos tem exposto as fragilidades do município, tornando essencial a busca por soluções eficazes. Esse evento é uma oportunidade para aproximar Rio Branco de iniciativas concretas, seja por meio de projetos ou acesso a fontes de financiamento”. Durante o encontro, Flaviane participou da assinatura simbólica de adesão ao programa.

A delegação de Rio Branco também terá acesso a capacitações com agências de financiamento, facilitando a viabilização de projetos ambientais. Além disso, o evento marcará o anúncio de editais e fundos nacionais, como o Fundo Clima, Pró-Cidades, FNDCT e o Edital Periferias Verdes Resilientes, que poderão impulsionar investimentos em infraestrutura verde e soluções baseadas na natureza para o município.

Compromisso com o futuro

Rio Branco integra o grupo inicial de cinco cidades pioneiras no desenvolvimento do Programa Cidades Modelos Verdes Resilientes, promovido pelo C40. Durante o evento, outras 45 cidades serão anunciadas para dar continuidade às ações climáticas dentro dessa iniciativa.
A Chefe do Departamento de Gestão Ambiental e Mudanças Climáticas, Aline Martins, enfatizou a relevância do encontro para os municípios:

“A agenda do programa é um apoio fundamental para que o município possa avançar na implementação da transição climática e resiliente. O evento está cumprindo seu propósito, precisamos dialogar sobre as necessidades e desafios dos municípios e o acesso às fontes de recursos para tornar os ambientes urbanos mais sustentáveis. Ou seja, precisamos destravar o financiamento climático.”

A presença de Rio Branco no 1º Encontro Cidades Verdes Resilientes reforça o compromisso do Município com o planejamento urbano sustentável e a resiliência climática. Ao se engajar nessa agenda, a cidade fortalece seu papel na construção de um futuro mais verde e equilibrado para as próximas gerações.

[Assessoria]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Acre tem 7.913 matrículas garantidas no programa federal Escola em Tempo Integral

Marcio Nunes

Ao senador Alan Rick, ANEEL garante queda de 7,52% no reajuste da energia

Marcio Nunes

Governador se reúne com prefeito de Xapuri para acertar entrega da Ponte Sibéria

Raimundo Souza

Governo estuda conceder redução base de cálculo do ICMS nas saídas interestaduais de café produzido no Acre

Jamile Romano

 Bar (Dibuteco) divulgou uma nota de pesar pela morte da jovem advogada Juliana Chaar após um desentendimento e um atropelamento

Raimundo Souza

Pesquisadora acreana em destaque: Estudo investiga vespas parasitoides em lavouras de mandioca na Amazônia

Raimundo Souza