26.4 C
Rio Branco
quarta-feira, 15 de julho de 2026
O RIO BRANCO
Acre

Governo Federal reconhece situação de emergência em 8 cidades do Acre

Publicado em 24/03/2025

O Governo Federal reconheceu, nesta segunda-feira (24), a situação de emergência em oito cidades do Acre devido às inundações que atingiram a região. A decisão foi oficializada pela Portaria nº 842/2025, assinada em 20 de março pelo secretário substituto da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, Rafael Pereira Machado.

Com esse reconhecimento, os municípios afetados poderão acessar recursos federais para assistência à população e recuperação dos danos. A medida tem como base o Decreto nº 11.654/2025, do governo estadual, que já havia declarado emergência devido aos impactos das cheias. O reconhecimento segue a classificação do Código Brasileiro de Desastres (COBRADE) como “Inundação Gradual” (1.2.1.0.0).

As cidades incluídas na medida são: Cruzeiro do Sul, Feijó, Mâncio Lima, Marechal Thaumaturgo, Plácido de Castro, Porto Acre, Rodrigues Alves e Santa Rosa do Purus.

Com isso, as prefeituras podem solicitar apoio financeiro e logístico para ações emergenciais, como assistência humanitária, socorro às famílias afetadas e reconstrução de infraestrutura. Além disso, o governo federal poderá liberar recursos do Orçamento de Guerra e do Fundo de Defesa Civil, caso necessário, para atender às necessidades urgentes dos municípios atingidos.

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Prefeito Tião Bocalom e senador Márcio Bittar fazem visita técnica nas obras do viaduto Mamedio Bittar

Marcio Nunes

Aleac aprova Projeto de Lei que destina recursos ao futebol acreano com valorização do futebol feminino

Jamile Romano

Histórias de resiliência e inovação marcam o ‘Acre Connection’ desta quarta-feira

Alessandra Karoline

Acre celebra mais R$ 1,8 bi de exportações nos últimos seis anos

Jamile Romano

TRE-AC vence prêmio nacional de inovação com o projeto Nativa IA

Marcio Nunes

O senador Sérgio Petecão (PSD) mostra que não perde o seu humor de fazer política

Raimundo Souza