22.3 C
Rio Branco
segunda-feira, 12 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
Acre

Programa Asfalta Rio Branco é lançado para melhorar a infraestrutura urbana da cidade

Publicado em 20/01/2024

O Programa Asfalta Rio Branco foi criado com o objetivo de viabilizar a trafegabilidade das vias urbanas da cidade. O programa era um sonho antigo do prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, e que a partir de agora se torna realidade.

“No início da gestão a cidade estava com muitos buracos. Tapamos alguma coisa em torno de 2.000, 2.500 ruas, mas tem muitas ruas para serem tapadas e outras ruas também para serem feitas. Então, esse programa contempla tudo isso. Evidentemente que nós não vamos resolver 100% do problema. Porque para resolver 100% do problema precisamos buscar bilhões. Nós não temos como fazer isso. Mas, que se Deus quiser, a nossa cidade estará muito diferente”, disse o prefeito de Rio Branco.

Segundo o secretário de Infraestrutura de Rio Branco, Cid Ferreira, no primeiro momento, 100 quilômetros de ruas receberão benefícios que vão desde a implantação de calçadas com acessibilidade, pavimentação asfáltica e de tijolos maciços, drenagem e paisagismo.

“Ele contempla asfalto, calçamento padronizado, paisagismo, drenagem. Tudo isso para que a cidade fique realmente bonita em condições da população ter o seu ir e vir, sem nenhum tipo de problema.”

Serão investidos um total de 190 milhões de reais, recursos oriundos de empréstimo aprovado pela Câmara Municipal e mais 50 milhões de recursos próprios da prefeitura. De acordo com o presidente da Federação das Indústrias do Acre (Fieac), o programa vai aquecer a economia local.

“Acredito que esse pontapé inicial que o prefeito Tião Bocalom está fazendo em Rio Branco traz para a gente uma alegria muito grande de saber que a gente vai recuperar um pouco do que foi a angústia do ano passado. Foi um ano de acomodações, um ano de muitas expectativas frustradas. Então, muito positivo esse momento agora para a gente”, explicou o presidente da FIEAC, José Adriano.

 

As audiências públicas serão realizadas com os líderes comunitários em todas as dez regionais da cidade para ajudar a definir as ruas que serão contempladas. Dez empresas e a Empresa Municipal de Urbanização (Emurb) realizarão os serviços. Serão contempladas com prioridade as ruas onde existem escolas, centros municipais de educação infantil, unidades de saúde e que sejam itinerário de transporte coletivo.

“Teremos pelo menos 11 empresas trabalhando, 10 da iniciativa privada e uma pública que é a Emurb, que estarão cuidando da nossa cidade para a gente recuperar esses pavimentos que nós temos aí”, concluiu o prefeito.

 

[Assessoria]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Reeducandos do Acre irão trabalhar na fabricação de blocos de concreto

Marcio Nunes

Sobe para 161 número de mortes por chuvas no Rio Grande do Sul

Jamile Romano

Nota Premiada Acreana: premiação distribui mais de R$ 285 mil

Jamile Romano

Municípios do AC tem 3ª menor apresentação de políticas à educação em tempo integral, diz MEC

Jamile Romano

Sinteac anuncia recurso contra decisão judicial e mantém Rosana Nascimento na presidência

Kevin Souza

Bocalom e Alysson anunciam reforço em coordenação de equipe do Plano de Governo e celebram avanços

Jamile Romano