24.3 C
Rio Branco
sexta-feira, 2 de maio de 2025
O RIO BRANCO
BrasilGeral

SP: desfile das campeãs será neste sábado; TV Brasil transmite ao vivo

Atualizada em 08/03/2025 15:14

© Paulo Pinto/Agência Brasil

O Desfile das Escolas de Samba Campeãs do Carnaval de São Paulo ocorre na noite deste sábado (8), no Sambódromo do Anhembi, zona norte da capital paulista. A TV Brasil faz a exibição ao vivo, a partir das 21h.

O evento reúne as cinco agremiações classificadas nas primeiras posições do Grupo Especial de São Paulo.

Além da escola de samba vencedora Rosas de Ouro, retornam para celebrar na avenida a Acadêmicos do Tatuapé, Gaviões da Fiel, Mocidade Alegre e Camisa Verde e Branco, que terminaram a apuração entre o segundo e o quinto lugar, respectivamente.

A programação inclui ainda a campeã e a vice do Grupo de Acesso 1 – Tom Maior e Mocidade Unida da Mooca (MUM) –; além da ganhadora – Pérola Negra – e da segunda colocada – Camisa 12 – do Grupo de Acesso 2.

Grupo Especial

A escola de samba Rosas de Ouro conquistou o oitavo título do Grupo Especial de São Paulo em 2025, depois da última vitória há 15 anos, em 2010. 

Com o enredo Rosas de Ouro em uma Grande Jogada, a agremiação trouxe a história dos jogos e fez um painel de como eles influenciaram a humanidade.

A acirrada disputa foi decidida apenas na última nota, nos critérios de desempate. A diferença entre as duas primeiras colocadas e as outras três agremiações que retornam para o Desfile das Campeãs foi de apenas um décimo.

Ainda no Grupo Especial, as escolas de samba Acadêmicos do Tucuruvi e Mancha Verde foram as últimas classificadas, em 13º e 14º. Elas descem para o Grupo de Acesso 1 em 2026.

Grupo de Acesso 1

As agremiações Tom Maior e Mocidade Unida da Mooca (MUM) ficaram, respectivamente, em primeiro e segundo lugar do Grupo de Acesso 1 e desfilam no Grupo Especial no próximo ano.

As escolas de samba X-9 Paulistana e Unidos de Lucas ficaram em sétimo e oitavo lugares. Elas foram rebaixadas para o Grupo de Acesso 2 em 2026.

Grupo de Acesso 2

As agremiações Pérola Negra e Camisa 12 conquistaram o título e o vice-campeonato do Grupo de Acesso 2, respectivamente, e desfilam no Grupo de Acesso 1 em 2026.

As escolas Brinco da Marquesa e Raízes do Samba foram a nona e a décima colocadas do Grupo de Acesso 2. Essas duas agremiações caem para o Grupo Especial de Bairros no próximo desfile.

Agência Brasil

 

Artigos Relacionados

Juízes de SC declaram suspeição por jantar com Luciano Hang

Raimundo Souza

2023 foi o ano mais quente já registrado nos últimos 100 mil anos, diz observatório europeu

Jamile Romano

SiSU 2024: MEC publica distribuição de vagas por região e estado

Jamile Romano

Inteligência artificial: aliada ou rival? O papel do líder na era digital

Raimundo Souza

Música gospel mobiliza periferias e ganha data nacional

Raimundo Souza

O pior nível pela 2° vez na história: Rio Acre marca 1,25 metros e se iguala à marca de 2022

Jamile Romano