Atualizada em 18/01/2024 12:26
Diante do aumento de casos de emergências clínicas, acidentes, traumas e pós-cirúrgicos, A secretaria estadual de saúde do Acre (Sesacre) divulgou em coletiva de imprensa na manhã desta quinta-feira, 18, a implantação de mais 14 leitos de Unidade de Terapia Intensiva no Acre ( UTI) e a criação do plano de contingência contra arboviroses no estado.
Segundo o secretário de saúde, Pedro Pascoal, o o objetivo do plano é combater a proliferação do vírus da dengue. De acordo com ele, a gestão detectou 670 casos prováveis de dengue, com 37 casos confirmados até o momento.
A gestão pretende criar 14 novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva. Para a expansão das vagas, a pasta informou que será transferida à UTI Fundhacre para o Instituto de Traumatologia e Ortopedia, desta forma, os 10 leitos adultos existentes serão ampliados para 18. Outra UTI Adulta com seis leitos será instalada na Fundhacre, totalizando a criação de 14 novos leitos de UTI.
“Essa ampliação é uma necessidade pois temos cerca de 40% de pacientes internados de pós-cirurgicos, então, com o aumento de cirurgias eletivas precisamos da retaguarda das UTIs para que os pacientes se recuperem o mais rápido possível”, comentou o secretário.