23.5 C
Rio Branco
sexta-feira, 16 de maio de 2025
O RIO BRANCO
Brasil

“O mundo está indo atrás de quem tem energia, e quem tem é o Brasil”, diz Jorge Viana em entrevista no Roda Viva da TV Cultura

Atualizada em 25/02/2025 09:36

Roda Viva desta segunda-feira (24) recebe Jorge Viana, presidente da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil).

Durante a entrevista, Viana é questionado sobre a atração de investimentos para o país e o papel do hidrogênio verde, e fala se o Brasil deve priorizar a exportação desses produtos ou incentivar a vinda de investidores.

“O Brasil começou exportando pau-brasil, ouro, diamante, minério de ferro… e nunca deu certo ficar exportando as coisas sem processá-las aqui”, diz.

O presidente da Apex Brasil enfatiza a necessidade de um novo modelo para o setor energético. “Se for feito assim, vai dar errado também. Temos uma matriz energética incrível: temos sol e energia solar, temos vento e energia eólica, temos a hidroeletricidade. Mas o mundo está mudando, e vamos exportar energia? Para mim, isso está errado.”

Ele ressalta que a transição energética do Brasil pode seguir um caminho diferente, priorizando os interesses nacionais. E que o país é um forte candidato a sediar datacenters, já que essas estruturas consomem grandes quantidades de energia e exigem fontes renováveis.

“O mundo está indo atrás de quem tem energia, e quem tem é o Brasil”, afirma.

Participam da bancada de entrevistadores Luciano Pádua, editor de Macroeconomia da Exame; Marta Watanabe, repórter do Valor Econômico; Fernando Nakagawa, âncora do CNN Money; Alexa Salomão, repórter da Folha de S.Paulo; e Francisco Carlos de Assis, repórter do Broadcast/Agência Estado.

 

[Cultura.uol]

Artigos Relacionados

Declarar IR com Inteligência Artificial: facilidade ou risco? Veja o que especialistas e a Receita dizem

Raimundo Souza

Governo Federal apresenta nova proposta para técnicos da educação federal

Jamile Romano

Brasil vence República Dominicana e vai à semifinal no vôlei feminino

Jamile Romano

Governo Lula se posiciona após sofrer ataques da Venezuela

Raimundo Souza

Desafios e clientela fiel: profissões ‘quase extintas’ resistem no mercado

Raimundo Souza

Como reforma tributária afetará preços dos alimentos

Raimundo Souza