25.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 26 de novembro de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Polícia Federal autoriza concurso com mil vagas; veja distribuição e cargos

Polícia Federal publicou no Diário Oficial da União desta sexta-feira (14), a autorização para a realização do novo concurso público.

O processo seletivo vai ofertar mil vagas na área policial, para os cargos de delegado, perito criminal, agente e escrivão e papiloscopista. A distribuição ficou da seguinte forma:

  • 120 vagas para cargos de delegado de polícia federal;
  • 69 vagas para cargos de perito criminal federal;
  • 630 vagas para cargos de agente de polícia federal;
  • 160 (vagas para cargos de escrivão de polícia federal; e
  • 21 vagas para cargos de papiloscopista policial federal.

A autorização é assinada pelo diretor-geral da PF, Andrei Rodrigues. O prazo para a publicação do edital de abertura das inscrições para o concurso será de até seis meses – contados a partir desta sexta (14).

O processo seletivo já havia sido anunciado pelo governo federal em janeiro, quando foram divulgadas a oferta de mil vagas em 2025 e mais mil em 2026.

O anúncio foi feito após uma reunião de ministros com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva no Palácio do Planalto.

Na época, o ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, afirmou que as novas contratações vão ajudar a PF a aprimorar o trabalho de combate ao crime organizado.

“O presidente da República anunciou que pudéssemos fazer um concurso para que ingressassem mil policiais este ano e mais mil policiais no ano que vem. Portanto, mais dois mil policiais federais, que serão distribuídos por todo o Brasil. Muito importantes no combate ao crime organizado, para a segurança das nossas fronteiras e o combate ao crime ambiental”, disse Lewandowski.

A ministra da gestão, Esther Dweck, informou que apesar da autorização concedida neste momento, a nomeação dos aprovados deverá ocorrer apenas no final do ano. A organização do certame ficará sob a responsabilidade da Polícia Federal.

[G1]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

O tiular da DEMPCA, Renan Santana, também destacou a importância da Operação Shamar. “Desde o início de agosto, a especializada está empenhada na Operação Shamar. Com a visita da delegada Juliana, alinhamos algumas demandas e estamos colaborando no andamento dos trabalhos, com despachos nos Boletins de Ocorrências (BOs), instauração de inquéritos, relatos, relatórios finais e interrogatórios, visando obter bons resultados na operação. O encontro também visa aproximar a gestão da especializada do interior e ver de perto as necessidades e demandas”, enfatizou.

Marcio Nunes

Governo do Acre inicia agenda do Mês da Mulher com cursos profissionalizantes em Rio Branco, Acrelândia e Senador Guiomard

Jamile Romano

Governo divulga resultado preliminar do concurso público do Detran

Jamile Romano

Semulher realiza encontro com instituições de apoio às mulheres LBT+ para desenvolver políticas públicas

Marcio Nunes

Lula anuncia investimentos do Governo Federal no Acre

Kevin Souza

MPAC se reúne com Prefeitura de Rio Branco para tratar sobre o Programa “1001 Dignidades”

Jamile Romano