23.6 C
Rio Branco
quarta-feira, 15 de julho de 2026
O RIO BRANCO
Acre

PF deflagra operação contra crimes ambientas na Reserva Chico Mendes

Publicado em 06/02/2025

A Polícia Federal desencadeou na manhã desta quinta-feira (6/2) a Operação Mezenga, visando combater crimes ambientais praticados no interior na Reserva Extrativista Chico Mendes (RESEX Chico Mendes), no Município de Xapuri/AC.

Conforme o inquérito policial que resultou na operação hoje deflagrada, os investigados praticaram diversas infrações relacionadas à invasão de terra pública, desmatamento ilícito, exploração ilegal de pecuária, bem como outras atividades prejudiciais ao meio ambiente, que afetam diretamente o ecossistema local e os povos tradicionais que dependem da reserva para a sua sobrevivência.

Cerca de 18 policiais federais foram mobilizados para o cumprimento de nove mandados de busca e apreensão, expedidos pela Justiça Federal do Acre.

O material apreendido nas buscas será submetido a análise policial, podendo surgir novos fatos e pessoas investigadas.

Os envolvidos poderão responder judicialmente, dentre outros, pelos crimes de invasão de terras públicas, desmatamento, impedir a regeneração natural das florestas e lavagem de capitais.

[Comunicação Social da Polícia Federal no Acre]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Em Plácido de Castro, governo entrega obra de pavimentação e adequação da rodovia AC-40

Raimundo Souza

Ifac inicia inscrições para 640 vagas em cursos técnicos e superiores

Marcio Nunes

MPAC participa de agenda com ministra das Mulheres e discute parcerias para o combate à violência

Jamile Romano

MPF quer agilidade em registro do uso ritual da ayahuasca como bem cultural de natureza imaterial

Jamile Romano

Pela primeira vez, Acre ocupa vice-presidência no principal colegiado econômico e fiscal do país

Antonio Muniz

Prefeitura corre contra o tempo para resolver problema de abastecimento de água na capital

Jamile Romano