25.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 26 de novembro de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Acre celebra aumento no número de municípios com mais de 95% de cobertura em vacinação infantil

Com o fortalecimento do Movimento Nacional pela Vacinação, lançado em 2023, o governo do Acre avança na reversão da queda histórica da cobertura vacinal, registrando resultados expressivos na imunização infantil. A Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) celebra nesta terça-feira, 28, o aumento no número de municípios que superaram a meta de 95% de cobertura para a vacina tríplice viral, que protege contra sarampo, caxumba e rubéola.O índice subiu de três municípios em 2022 para oito em 2024, sendo eles: Acrelândia, Brasileia, Cruzeiro do Sul, Jordão, Rio Branco, Sena Madureira, Senador Guiomard e Manoel Urbano. Um marco que reflete os esforços municipais, estaduais e federais para fortalecer o Sistema Único de Saúde (SUS).

“Esse avanço demonstra o comprometimento do Estado com a saúde pública e a proteção das nossas crianças. Estamos garantindo que a vacina chegue a cada canto do Acre, fortalecendo o trabalho dos agentes de saúde e investindo na ampliação da cobertura”, destacou a coordenadora do Programa Nacional de Imunizações (PNI) no Acre, Renata Quiles.

A vacinação contra a poliomielite também trouxe resultados positivos. O número de municípios acreanos que atingiram a meta para a Vacina Oral Poliomielite (VOP) aumentou de um, em 2022, para três, em 2024. A conquista acompanha os avanços nacionais, impulsionados pela substituição da VOP pela dose injetável de Vacina Inativada Poliomielite (VIP), medida implementada em 2024 para aumentar a segurança do esquema vacinal.

O secretário de Estado de Saúde do Acre, Pedro Pascoal, reforçou o compromisso do Estado com a vacinação: “Esses números são fruto de muito trabalho e planejamento. Estamos reconstruindo a confiança da população nas vacinas e reforçando a importância da imunização para prevenir doenças e salvar vidas. Continuaremos firmes nesse propósito”.

Cenário nacional e impacto local

Os avanços no Acre refletem o impacto de políticas nacionais. Em todo o Brasil, o número de municípios que atingiram a meta para a vacina tríplice viral saltou de 2.485, em 2022, para 3.870, em 2024, um aumento de 55,7%. Já a cobertura para poliomielite teve um incremento de quase 93%, passando de 1.466 municípios, em 2022, para 2.825 em 2024.

O Ministério da Saúde também garantiu o abastecimento pleno das vacinas do calendário básico. Entre 2023 e 2024, foram distribuídas mais de 604 milhões de doses de imunizantes em todo o país. No Acre, ações como a Operação Gota levaram vacinação às comunidades mais isoladas, contribuindo para o alcance das metas.

“Esses resultados demonstram que é possível reconstruir a cultura de vacinação no Brasil e garantir a proteção da nossa população. No Acre, estamos vendo na prática o impacto dessas ações e como elas podem transformar realidades”, completou Pedro Pascoal.

 

[Agência de Notícias do Acre]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Expoacre Juruá abre chamamento para empresas de diversos setores

Jamile Romano

Reitora do Ifac destaca criação do novo campus em Feijó

Jamile Romano

Povos indígenas do Acre, seus territórios vivos e soluções climáticas reais são tema de painel de alto nível na COP30

Raimundo Souza

Mais de um milhão de empreendedores buscaram capacitação no Sebrae

Jamile Romano

URGENTE: Ministro Luis Roberto Barroso anuncia aposentadoria do STF

Marcio Nunes

Waldirene Cordeiro assume comando do TRE-AC e promete eleições de 2026 seguras e transparentes

Kevin Souza