24.3 C
Rio Branco
quinta-feira, 1 de maio de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Retorno do Refis promete fortalecer economia, emprego e renda no Acre

Atualizada em 09/01/2025 09:33

Está reaberto o prazo de renegociação de dívida por meio do Programa de Recuperação Fiscal (Refis) 2025. Mecanismo de fortalecimento da economia, bem como de preservação e potencialização do emprego e renda no estado, o programa oferece descontos que podem chegar a 95%.

A reabertura foi anunciada em decreto publicado no Diário Oficial do Estado ainda no mês de dezembro de 2024. Os benefícios contemplam a adoção de procedimentos para quitação de débitos fiscais vencidos até o dia 31 de dezembro de 2023, concessão parcial de remissão e anistia de juros e multas relacionadas ao Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).

“À medida em que aumenta a arrecadação, o Refis proporciona meios para fomento do comércio, aquecimento da economia e crescimento do setor produtivo, pois permite às empresas a oportunidade de contratar crédito”, disse o secretário da Fazenda, Amarísio Freitas.

Os interessados devem formalizar a adesão ao programa até o dia 28 de fevereiro, na Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), em Rio Branco (sede da Sefaz e OCA) ou nas agências do interior do estado (Acrelândia, Assis Brasil, Brasileia, Capixaba, Cruzeiro do Sul, Feijó, Mâncio Lima, Plácido de Castro, Senador Guiomard, Sena Madureira, Tarauacá e Xapuri).

Em caso de débito inscrito em dívida ativa, os contribuintes devem procurar a sede da Procuradoria-Geral do Estado, em Rio Branco, ou as agências da Sefaz no interior do estado.

Para usufruir das condições especiais de pagamento, o contribuinte deve assinar um termo de adesão ao parcelamento e demais documentos necessários, realizando, a seguir, o pagamento da parcela única ou da primeira parcela.

Aos créditos tributários, inclusive os que já foram ajuizados, podem ser incluídos valores declarados ou informados à administração tributária.

“Até o momento, temos 85 empresas que aderiram ao Refis, com um total de R$ 2.574.810,48 de valores parcelados com incentivo”, revela o secretário adjunto da Receita, Clóvis Gomes.

[Agência de Notícias do Acre]

Artigos Relacionados

Marfisa Galvão é confirmada como pré-candidata a vice-prefeita de Marcus Alexandre

Marcio Nunes

TRISTE! Luto pelo falecimento de Dona Nilda Esteves

Raimundo Souza

Prefeitura de Rio Branco garante normalização no abastecimento de água ainda neste fim de semana

Raimundo Souza

Imac e Ministério Público do Acre alinham ações sobre licenciamento ambiental e crise hídrica

Marcio Nunes

Governo atende mais de 140 pacientes em consultas pré-cirúrgicas do Opera Acre

Raimundo Souza

Governo do Acre lança edital de bolsas científicas para inclusão social de mães solo e pesquisadoras

Raimundo Souza