24.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 26 de novembro de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Alysson Bestene realiza visita técnica na Estação de Captação e Tratamento (ETA) I

O prefeito de Rio Branco – em exercício, Alysson Bestene, acompanhado do diretor-presidente do Saerb Enoque Pereira e do coordenador da Defesa Civil municipal coronel Cláudio Falcão, realizou uma visita técnica na Estação de Captação ETA l, na manhã desta terça-feira (7). A adutora que hoje sofre comprometimento na estrutura, irá receber intervenção do poder público para evitar o colapso no abastecimento da cidade. No dia 2 de janeiro o prefeito Tião Bocalom, anunciou situação de emergência no local para agilizar as obras de recuperação. O prefeito em exercício veio conferir de perto a situação do lugar.

“A gente está aqui acompanhado do coordenador da Defesa Civil, nosso coordenador coronel Falcão, junto com o presidente do Saerb, o Enoque, toda a equipe, onde a gente teve uma tratativa junto ao Governo do Estado, em especial com o secretário Egleuson, da SEURB. Ontem a gente já teve a notícia que o projeto já finalizou, está sendo encaminhado para a aprovação junto ao Saerb e com muita urgência vai ser licitado para que haja toda a reforma nessa estação de tratamento de água. Uma estação importante que gera em torno de 40% na capacidade de abastecimento.”

A capacidade de produção da ETA l, é de quinhentos e oitenta e seis litros por segundo e abastece a parte alta da cidade, Horto Florestal, Centro, São Francisco, ou seja, 50% do abastecimento de água da cidade.

“É uma situação bem complexa, mas o Saerb está tentando ver da melhor forma possível para não faltar água na cidade de Rio Branco, através de ações imediatas. Apesar de que a natureza também não vai nos dar uma resposta talvez da forma que a gente quer, é imprevisível, mas da forma que vem a gente está tentando amenizar”, destacou o diretor-presidente, Enoque Pereira.

Além da contenção do desbarrancamento, os serviços vão contemplar a reforma e ampliação nos filtros de decantação. A grande preocupação da Defesa Civil é com a retração do rio, o que acelera ainda mais o desmoronamento.

“Em relação à questão do rio, houve uma retração bastante forte nos últimos dias e isso para uma área que está desmoronando não é bom, não é uma boa notícia, pelo contrário, ela agrava muito mais. A partir do momento que nós temos uma elevação das águas e uma retração das águas faz com que o processo erosivo se acelere, e é justamente disso que nós estamos tratando aqui, com a vinda e a visita aqui do prefeito exercício, Alysson juntamente com o presidente Enoque e toda a sua equipe, de maneira que nós possamos preservar a estrutura que ainda está de pé, mas imediatamente começarmos a fazer as obras emergenciais, que teve uma decretação de situação de emergência para acelerar o processo e dessa maneira esperamos que a gente possa, sim, manter o abastecimento como o Saerb tem mantido.

Ainda de acordo com o prefeito em exercício, as obras de emergência darão início nos próximos dias.

“Todas as equipes estão emanadas para o mais rápido possível a gente resolver essa problemática para não faltar água, para não desabastecer boa parte da nossa cidade”, concluiu.

[Assessoria]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Empresários do Acre participam do Conexão Farma 2025 e potencializam oportunidades no setor farmacêutico

Jamile Romano

Estrada da Variante orçada em R$ 48,9 milhões será entregue neste sábado, beneficiando mais de 18 mil moradores de Xapuri

Marcio Nunes

Confira as novas regras para aposentadoria em 2024

Jamile Romano

Saiba como adotar um pet do Centro de Zoonoses da Prefeitura de Rio Branco

Jamile Romano

Representantes do governo se reúnem com o MPAC para alinhar estratégias de segurança durante o Carnaval

Jamile Romano

Governo e prefeitura informam interdição parcial do primeiro trecho do futuro Complexo Viário da Avenida Ceará

Marcio Nunes