23.3 C
Rio Branco
segunda-feira, 12 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
Acre

Movimentação de terra compromete estrutura da ETA 1 e o abastecimento de água na capital

Publicado em 17/12/2024

Um deslizamento de terra, que teve início na madrugada do último domingo, dia 15, na Subestação de Captação e Tratamento de Água ETA 1 do Saerb, na Sobral, comprometeu a estrutura e danificou os tubos de condução e prejudicou o abastecimento de água em pelo menos 10 bairros daquela regional.

Desde então, técnicos do Serviço de Água Esgoto de Rio Branco Saerb) trabalham para que os reparos sejam concluídos e não deixe a população sem o abastecimento.

O diretor-presidente da autarquia, Enoque Pereira, explicou que infelizmente a ação da natureza é inevitável, mas que a empresa vem trabalhando desde a ocorrência do sinistro para que a população não fique desabastecida.

“Aqui teve uma situação de movimentação de solo, desbarrancamento de domingo para segunda, infelizmente quebrou parte da rede que capta a água do rio e joga para tratar, paralisou tudo desde domingo à meia-noite. A gente concertou isso ontem. Foi até rápido, porque a situação aqui é um pouco crítica, mas não voltou a 100%. Voltou na média de 85% da produção, o máximo que era de 600 ficou em 506, mas hoje, se Deus quiser, no máximo mais tardar, amanhã, a gente volta de novo a fazer 600 litros por segundo, o que a gente pede para população é confiar no Saerb e tem a garantia que vai ter água. No entanto a gente trabalha com a força da natureza.

Além dos trabalhos que estão sendo realizados pelos técnicos do Saerb, homens da Defesa Civil Municipal estiveram no local, avaliando a movimentação do solo e se houve danos maiores no comprometimento da estrutura da ETA 1.

“Nós já observamos aqui que compromete muito a questão da captação de água. Nós estamos vendo com os engenheiros agora a questão de minimizar todo esse dano, mas o fato é que precisamos fazer uma intervenção imediata aqui para conter essa erosão que pode comprometer totalmente a captação de água. Apesar que nesse momento nós estamos com o rio aumentando o nível, a partir de aumentar pelo menos mais dois metros, nós temos a condição de fazer a captação de água através da torre, mas mesmo assim não é uma situação segura. Por isso, nós precisamos fazer essa intervenção imediata”, concluiu o coordenador Municipal de Defesa Civil, Coronel Cláudio Falcão.

[Assessoria]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Programa de Obesidade da Fundhacre retoma palestras em grupo com foco na educação pré e pós-cirúrgica

Jamile Romano

Sesc no Acre abre inscrições para credenciamento de profissionais e grupos artísticos culturais

Jamile Romano

Cursos online na área de gestão podem auxiliar empreendedores na Black Friday

Marcio Nunes

Mulheres são certificadas em curso de salgados oferecido pelo Ieptec em parceria com o Instituto Olhar de Anjo

Raimundo Souza

Polícia Civil do Acre cumpre três mandados de prisão e bloqueia R$ 1 milhão em nova fase da Operação “Hunter Tiger”

Redacao

Polícia Civil recupera motocicleta furtada em área de difícil acesso de Plácido de Castro

Raimundo Souza