25.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 26 de novembro de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Construção do terceiro acesso de Tarauacá pelo Deracre avança e representa progresso na cidade

O governo do Acre, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem do Acre (Deracre), representado pela presidente Sula Ximenes, vistoriou, na terça-feira, 26, os serviços de implantação da pavimentação do terceiro acesso ao município de Tarauacá. A obra, com investimento de R$ 11,4 milhões provenientes de emenda parlamentar do ex-deputado federal Jesus Sérgio, está 33% concluída e é supervisionada pelo Deracre.

“O avanço das obras no novo acesso de Tarauacá é uma conquista para todos nós. Estamos trabalhando com dedicação para honrar o compromisso do governo, levando desenvolvimento, emprego e renda, e garantindo que serviços fundamentais, como saúde, educação e segurança, cheguem às famílias que mais precisam. É mais do que uma obra, é a construção de um futuro melhor para a nossa gente”, afirmou a presidente do Deracre.

O Consórcio TK, responsável pela execução, já realizou serviços de terraplanagem, drenagem e adequação do terreno. Na drenagem, foram instalados bueiros de 40 cm, 60 cm, 80 cm e 100 cm de diâmetro, além de 20 metros de bueiro triplo de 1,50 m, para melhorar o escoamento das águas pluviais e prevenir alagamentos.

Na pavimentação, foram executados 2,94 km de base em Brita Graduada Sintética (BGS) de 14 cm e 2,94 km de sub-base em Brita Corrida de 15 cm, com a realização de supressão da vegetação na terraplanagem, que inclui a realização dos serviços de troca de solo e aterro para elevação do greide, além da execução de subleito de 20 cm em toda a área.

A próxima fase da obra inclui a execução de capa asfáltica, implantação de drenagem superficial como meio-fio e sarjetas, além da implementação de ciclovias, calçadas e áreas de proteção ambiental. Também estão previstas melhorias na drenagem, com a instalação de novos bueiros, e ajustes na rede elétrica, com a relocação de postes e redes de energia.

A obra vai melhorar a mobilidade dos moradores dos bairros Copacabana, Avelino Leal e Centro, além de facilitar a entrada e saída de caminhões carregados de mercadorias. No local, foi construída uma nova subestação de energia da Energisa, que beneficia os alunos do Instituto Federal do Acre, os quais percorrem diariamente a antiga estrada, que antes não contava com iluminação pública.

 

A prefeitura de Tarauacá projeta, ainda, a construção de moradias populares, a duplicação da Avenida Tancredo Neves e a criação de um parque urbano, como parte do planejamento de infraestrutura para a cidade.

[Agência de Notícias do Acre]

 

Compartilhe:

Artigos Relacionados

27 comunicadores do Acre concorrem ao Prêmio Sebrae de Jornalismo

Marcio Nunes

Menos de 2% dos bebês foram vacinados contra a Covid-19 no Acre, e Sesacre faz alerta

Jamile Romano

Vice-governadora Mailza Assis participa da inauguração da primeira creche municipal de Plácido de Castro

Raimundo Souza

Polícia Civil prende em Xapuri suspeito de planejar ataque criminoso

Redacao

Programa de regularização fiscal (Refis) do Saerb é prorrogado até março de 2024

Marcio Nunes

Prefeito reeleito, Tião Bocalom (PL) promete investimentos na zona rural e diz que não vai mudar equipe

Jamile Romano