23.3 C
Rio Branco
segunda-feira, 5 de maio de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Hemoacre bate recorde de doações no Dia Nacional do Doador de Sangue

Atualizada em 27/11/2024 08:26

O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Acre (Hemoacre) registrou nesta segunda-feira, 25, em Rio Branco, o maior número de doações de sangue do ano. Durante as celebrações do Dia Nacional do Doador de Sangue, foram coletadas 119 bolsas, quase duplicando a meta diária de 60, necessárias para manter os estoques.

O resultado expressivo contrasta com o montante de 105 doações, registrado na mesma data em 2023, evidenciando a solidariedade da população com a causa.

Uma única doação pode salvar até quatro vidas, uma vez que são aproveitados as hemácias, as plaquetas e o plasma, atendendo a diversas enfermidades em mais de um paciente.

Everson Goulão, doador de sangue há 15 anos, evidencia seu contentamento em ajudar: “É um gesto tão simples, que não leva tempo, não custa nada e que pode salvar diversas vidas. Doar sangue é doar vida, me sinto extremamente privilegiado em fazer parte de tudo isso”.

O Hemoacre reforça que precisa de uma média de 60 doações diárias para atender à demanda. A gerente administrativa da instituição, Gabriela Curty, destaca sua alegria pela missão mais que cumprida, mas frisa a importância da doação todos os dias do ano.

“Para que a doação não fique apenas concentrada nas datas comemorativas, reforço a importância da doação regular, assim o nosso estoque fica sempre abastecido”, lembra.

Ação do 7º BEC

Nesta terça, 26, a campanha contou com uma doação coletiva organizada pelo 7º Batalhão de Engenharia e Construção (7º BEC).

Doações de todos os tipos sanguíneos são bem-vindas. Interessados podem se dirigir ao hemocentro, com documento oficial com foto e atendendo os pré-requisitos básicos.

As orientações são:

– Ter entre 16 e 69 anos;

– Pesar mais de 50 kg;

– Estar bem de saúde;

– Ter dormido 6 horas na noite anterior;

– Não ingerir bebidas alcoólicas 12 horas antes;

– Evitar alimentos gordurosos 4 horas antes;

– Não estar em jejum;

– Portar documento original com foto;

– Menores de 18 anos devem estar acompanhados do responsável legal.

 

[Agência de Notícias do Acre]

Artigos Relacionados

Após fortes chuvas, um trecho da BR-364 se rompeu entre Tarauacá e Feijó, deixando cidades sem acesso via terrestre para Rio Branco

Raimundo Souza

Fernanda Hassem assume Amac durante 1ª Assembleia Geral Extraordinária De 2024

Marcio Nunes

Emerson Jarude critica “maquiagem oficial” do governo em obras

Jamile Romano

Segurança Pública abre inscrição para curso de atendente de serviços emergenciais

Jamile Romano

Com a maior variação do país, Acre foi destaque nacional no setor de serviços

Jamile Romano

Frio segue perdendo força, mas temperaturas se mantêm amenas nesta quarta-feira (17) no Acre

Jamile Romano