24 C
Rio Branco
segunda-feira, 13 de abril de 2026
O RIO BRANCO
AcreGeral

Governo do Acre lança campanha Novembro Azul com ações de saúde focadas no cuidado masculino

Publicado em 01/11/2024

O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), lançou oficialmente a campanha Novembro Azul em um evento realizado nesta sexta-feira, 1º, na Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa). Na ocasião, também foi encerrada a campanha Outubro Rosa, que focou na prevenção ao câncer de mama.

O Novembro Azul, movimento internacional que visa conscientizar sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata, promove neste mês uma série de ações de saúde para homens em todo o Acre. Além da prevenção ao câncer de próstata, a campanha busca promover o autocuidado e destacar a importância do acesso à saúde integral para a população masculina.

A programação, que inclui palestras, exames preventivos, workshops e atividades de conscientização em várias cidades, conta com a participação de instituições como a Polícia Rodoviária Federal (PRF), Polícia Militar do Acre (PMAC) e Corpo de Bombeiros Militar do Acre (CBMAC).

Autoridades reforçam a importância do cuidado à saúde masculina

O chefe do Núcleo Estadual de Saúde do Homem da Sesacre, Johnata Paiva, destacou que o Novembro Azul vai além da conscientização sobre o câncer de próstata, buscando também uma atenção integral à saúde masculina.

“Os homens vivem em média sete anos a menos que as mulheres e morrem mais por causas externas, como violência e acidentes de trânsito, além de doenças como AVC e infarto. A campanha é uma oportunidade de conscientizar os homens e gestores de saúde sobre a importância de buscar o serviço de saúde, superando as barreiras impostas pela construção social da masculinidade”, afirmou.

O secretário de Saúde, Pedro Pascoal, enfatizou o papel da campanha na conscientização masculina sobre o autocuidado e elogiou a dedicação de todos os envolvidos. “É uma alegria abrir mais uma campanha. Nossas ações ao longo do Outubro Rosa foram um exemplo de sucesso e, com o Novembro Azul, esperamos mobilizar os homens para que valorizem a prevenção à saúde. Parabenizo todos da equipe e enfatizo a importância de cuidar também da saúde masculina”, disse.

[Agência de Notícias do Acre]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Acre dá passo histórico com a primeira reunião da comissão para certificação de vítimas da hanseníase

Marcio Nunes

Dia sem tabaco: mesmo com venda proibida, “vapes” causam tragédias

Raimundo Souza

Com higienização diária de mais de 1,5 mil peças, lavanderia da Fundhacre garante padrão hospitalar

Raimundo Souza

Governo lança edital para seleção de projetos voltados à autonomia financeira das mulheres

Redacao

Parceria entre TJAC e Prefeitura de Rio Branco garante melhoria no acesso à Cidade da Justiça

Raimundo Souza

Resultado do Sisu 2025 é divulgado neste domingo

Raimundo Souza