29.3 C
Rio Branco
domingo, 20 de abril de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Polícia Civil e Tribunal de Justiça emitem 200 Carteiras de Identificação Nacional em ação destinada à comunidade indígena da Aldeia Jatobá

Atualizada em 23/10/2024 08:44

A Polícia Civil do Acre (PCAC), por meio do Instituto de Identificação, realiza nesta terça-feira, 22, e quarta, 23, uma ação de cidadania que atende cerca de 200 moradores da comunidade indígena da Aldeia Jatobá, localizada às margens do Rio Iaco, no município de Sena Madureira. A missão tem como objetivo a emissão da Carteira de Identificação Nacional (CIN), proporcionando acesso ao documento de identidade às populações que vivem em áreas remotas e de difícil acesso.

A ação é fruto de uma parceria entre a PCAC e o Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), que, por meio do seu Projeto Cidadão, leva diversos atendimentos às comunidades isoladas do estado. A cooperação tem sido fundamental para garantir que os direitos básicos de cidadania cheguem até os lugares mais distantes. Desde 2022 até a primeira quinzena de outubro, já foram emitidas no estado 186 mil CINs, o que representa 21,21% da população do Acre.

O diretor do Instituto de Identificação, Júnior César da Silva, destaca a importância da iniciativa: “O Projeto Cidadão tem nos dado o suporte necessário para alcançar aldeias e localidades aonde seria muito difícil chegar sem essa colaboração. A emissão do documento de identidade é um direito de todos, e é muito gratificante ver o impacto positivo que essas ações têm na vida dos indígenas e de outras populações ribeirinhas”.A Aldeia Jatobá, como tantas outras comunidades indígenas, depende desses esforços para obter acesso aos serviços básicos de cidadania. Essas ações reforçam o compromisso da Polícia Civil e do TJAC em buscar o acesso a esses direitos, promovendo inclusão social e fortalecendo a identidade cidadã das populações isoladas.

 

[Agência de Notícias do Acre]

Artigos Relacionados

Prefeitura de Mâncio Lima inicia preparativos para o Carnaval 2025

Jamile Romano

Acre registrou média de dois estupros por dia em 2024; vulneráveis são quase 73% das vítimas

Jamile Romano

Alan Rick convoca audiência pública para cobrar combate as invasões de terra

Jamile Romano

Companhia aérea deve indenizar acreano por perda da bagagem

Jamile Romano

Secretaria da Fazenda anuncia alterações que facilitam emissão de certidão negativa de débitos fiscais estaduais

Jamile Romano

Concurso para servidor do MPAC recebe mais de 10 mil inscrições

Jamile Romano