28.3 C
Rio Branco
sexta-feira, 27 de fevereiro de 2026
O RIO BRANCO
Acre

Semana começa com previsão de chuvas isoladas e temperaturas acima de 30ºC em todo o estado

Publicado em 30/09/2024

Por causa de um fluxo de umidade atuante na Região Amazônica, o tempo no Acre continua instável neste começo de semana. Segundo o Centro Gestor do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam), a previsão para esta segunda-feira (30), é de pancadas de chuva com trovoadas na região oeste e chuvas isoladas no restante do estado.

O céu vai oscilar entre parcialmente nublado e nublado. Já as temperaturas vão oscilar entre a mínima de 22ºC e a máxima de 35ºC. Veja as temperaturas por região abaixo.

Seca extrema

Todos os 22 municípios do Acre estão em situação de emergência por causa da seca extrema que tem afetado todas as bacias hidrográficas do estado. Em algumas cidades e comunidades ribeirinhas o risco de desabastecimento tem sido constante, segundo relatos de moradores.

De acordo com a Defesa Civil Estadual, já são mais de 387 mil pessoas afetadas nas zonas urbana e rural da capital. Esta situação generalizada perdura há dois meses. Já o manancial em Rio Branco se encontra abaixo de 4 metros há mais de três meses.

No dia 20 de setembro o Rio Acre chegou pela segunda vez na história a marca de 1,25 metro. Um dia depois, em 21 de setembro, o nível do manancial desceu mais dois centímetros e chegou a 1,23 metro. Com isso, a seca de 2024 se tornou oficialmente a maior da capital acreana em mais de 50 anos.

Confira a previsão completa:

Alto Acre

Em Assis Brasil, Brasiléia, Epitaciolândia e Xapuri as temperaturas oscilam entre a mínima de 22°C e a máxima de 35ºC.

Baixo Acre

Mínima de 23°C e máxima de 34ºC são as temperaturas registradas em Acrelândia, Bujari, Capixaba, Plácido de Castro, Porto Acre, Senador Guiomard e Rio Branco.

Vale do Juruá

Já em Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima, Marechal Thaumaturgo, Porto Walter e Rodrigues Alves os termômetros ficam entre 23ºC e 33ºC.

Vale do Purus

Em Manoel Urbano, Santa Rosa do Purus e Sena Madureira faz entre 23ºC e 33ºC.

Vale do Tarauacá/Envira

Por fim, em Feijó, Tarauacá e Jordão as temperaturas variam entre 23ºC e 33ºC.

[G1]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Pai é responsabilizado por danos no quadriciclo conduzido por menor de idade

Jamile Romano

Acre recebe R$ 41 milhões do Fundo Nacional de Segurança Pública

Marcio Nunes

Veja como foi o réveillon da família acreana; veja o vídeo

Raimundo Souza

Vazante: nível do Rio Acre baixa mais de meio metro em Rio Branco

Jamile Romano

Caminhão boiadeiro arranca fiação elétrica ao tentar cruzar avenida no Centro de Rio Branco

Kevin Souza

Acre recebe recurso para realizar testes rápidos de gravidez nas unidades de saúde

Marcio Nunes