25.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 26 de novembro de 2025
O RIO BRANCO
AcreGeral

De acordo com Davi Friale, a fumaça que assola o Acre provém da Bolívia.

Na tarde desta terça-feira, 3, Davi Friale, um meteorologista, afirmou que a densa fumaça que tem encoberto Rio Branco nos últimos dias não vem do Amazonas. Em vez disso, as queimadas são provenientes  da Bolívia, que fica na fronteira com o Acre.

De acordo com Friale, imagens de satélite mostram claramente que a massa de fumaça intensa vem do território boliviano e se dirige para o Acre por causa dos ventos fortes. Ele enfatizou que já havia alertado sobre essa situação e previu que a fumaça das queimadas bolivianas se espalharia por Rio Branco no último domingo, 01 de setembro, com a chegada de uma frente fria e uma onda polar. O pesquisador espera que essa condição persista até terça-feira e provavelmente se intensificará nos próximos dias.

Observamos que a fumaça não pode vir do Amazonas, pois os ventos estão soprando da Bolívia para o Amazonas e não para o contrário. A qualidade do ar em Rio Branco tende a melhorar quando os ventos vêm do Amazonas”, disse Friale.
Além disso, o “Mago do Tempo” informou que uma nova onda polar deve chegar ao Acre na quinta-feira, 5 de setembro. Essa onda pode trazer mais fumaça da Bolívia durante o fim de semana, agravando ainda mais as coisas na capital acreana.

VEJA O VÍDEO:

 

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Tião Bocalom assina a primeira ordem de serviço do Asfalta Rio Branco

Marcio Nunes

Juntos pelo Acre atende beneficiários de programas sociais, na região do Alto Acre

Marcio Nunes

Defensoria Pública do Acre empossa 11 novos membros e expande atuação no estado

Raimundo Souza

Princesinha do Juruá Celebra 121 Anos de História e Lutas

Raimundo Souza

Com apoio da Saúde do Estado, acadêmicos promovem 1° Simpósio de Oncologia no Acre

Raimundo Souza

Governo entrega títulos definitivos da área onde fica o túmulo do Mestre Irineu Serra

Raimundo Souza