24 C
Rio Branco
segunda-feira, 13 de abril de 2026
O RIO BRANCO
Acre

Governo realiza ações para proteger produção de soja contra a ferrugem asiática

Publicado em 11/12/2023

O governo do Acre, no compromisso de impulsionar e proteger as produções de soja do estado, está realizando diversas ações, por meio do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf), como o cadastro de propriedades produtoras e a vigilância constante das áreas para detectar possíveis ocorrências da ferrugem asiática.

A ferrugem asiática é uma doença causada pelo fungo phakopsora pachyrhizi, e preocupa produtores de soja e trigo. O seu principal dano é a desfolha precoce, impedindo a formação completa dos grãos, ocasionando a redução da produtividade. A doença foi diagnosticada pela primeira vez no Brasil em 2001 e, desde então, devido à facilidade de disseminação do fungo pelo vento, ocorre em praticamente todas as regiões produtoras de soja do país.

Segundo Ligiane Amorim, auditora fiscal estadual do Idaf, no Vale do Juruá a cultura da soja foi implantada com sucesso nas safras de 2023 e 2024, abrangendo uma extensão de 300 hectares de campo e sem registros de infestações por pragas. “Com isso, há uma perspectiva otimista de expansão na área plantada, indicando um potencial significativo para o desenvolvimento e crescimento dessa cultura na região”, enfatiza a auditora.

O compromisso do governo em adotar medidas proativas, como o cadastro minucioso das propriedades e o monitoramento constante, reflete a importância atribuída à proteção das culturas agrícolas do Acre. Estas iniciativas visam não apenas preservar a produção de soja, mas também promover o fortalecimento e a sustentabilidade do setor agropecuário do estado.

[Agência de Noticias do Acre]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Ifac e ABDI firmam convênio para implantação do Laboratório Agro 4.0 na Transacreana

Redacao

Fluminense da Bahia vence o Calafate e assume vice-liderança do grupo B da Série A

Redacao

Fórum de Economia Solidária de Rio Branco faz homenagem ao Sebrae no Acre

Jamile Romano

MPAC vai requisitar abertura de inquérito sobre morte de cachorro por golpes de madeira

Jamile Romano

Morre o empresário Edilberto Afonso de Moraes, o Betão, fundador do Frisacre, aos 72 anos

Raimundo Souza

Governo confirma feriado do Dia do Trabalhador e ponto facultativo na sexta-feira, 2

Jamile Romano