23.3 C
Rio Branco
segunda-feira, 5 de maio de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Sema e Imac apoiam MP na Comunidade e levam Circuito Ambiental para escolas rurais de Brasileia

Atualizada em 16/08/2024 17:29

Alunos de escolas públicas da zona rural de Brasileia, no interior do Acre, estão participando de diversas atividades educativas voltadas para a conservação e preservação ambiental, em resposta à situação de emergência decretada em todos os municípios do estado devido à seca severa.

A ação, que ocorre entre os dias 14 e 17 de agosto, é promovida pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) e pelo Instituto de Meio Ambiente (Imac), em parceria com o programa MP na Comunidade, do Ministério Público do Estado do Acre (MP-AC).

Equipes de Educação Ambiental da Sema e do Imac estão realizado o Circuito Ambiental no município, uma iniciativa que visa promover a sensibilização ambiental entre crianças, jovens e adultos. As atividades são projetadas para serem lúdicas e interativas, refletindo a realidade local.

Segundo a secretária do Meio Ambiente, Julie Messias, a educação ambiental desempenha um papel fundamental na formação de futuros cidadãos conscientes.

“Nosso objetivo é compartilhar conhecimentos com os alunos não apenas sobre a importância da conservação e preservação ambiental, mas também sobre como aplicar esses conhecimentos em suas vidas diárias e dentro de suas famílias. Acreditamos que a mudança começa na base, com a educação de crianças e jovens que se tornarão agentes de transformação em suas comunidades”, ressaltou a gestora.

A secretária municipal de Educação de Brasileia, Sandra Lins, agradeceu a iniciativa. “Obrigada a todos os profissionais que participaram, acreditando que vale a pena investir na aprendizagem de nossos alunos, trazendo temáticas tão importantes como a proteção do meio ambiente”, agradeceu.

Fazem parte das atividades: o Tapete Caminhando pelo Acre, uma trilha educativa que explora curiosidades sobre as cidades do Acre e questões ambientais; o Flanelógrafo, um instrumento que, de forma lúdica, aborda a biodiversidade e o ciclo da água; a sala de impactos ambientais, espaço dedicado a demonstrar os efeitos das ações humanas no meio ambiente; jogos da memória, que ajudam a fixar conceitos e informações sobre o meio ambiente; e o Cine Verde.

[Agência de Notícias do Acre]

Artigos Relacionados

Na agenda do candidato Tião Bocalom o único compromisso de campanha é a participação em uma sabatina num portal de notícias

Marcio Nunes

Edital publicado: Ufac inicia seleção para medicina; veja datas e normas

Raimundo Souza

O governador Gladson Cameli, prestigia casamento de Kellem e Bocalom

Raimundo Souza

Em Feijó homem é condenado a mais de 80 anos de prisão por estupro de vulnerável

Marcio Nunes

Acre integra fórum nacional de combate à violência contra mulheres criado pelo Ministério das Mulheres

Marcio Nunes

Estado entrega brinquedos para crianças de Cruzeiro do Sul, por meio da campanha Natal Compartilhando Esperança

Raimundo Souza