22.3 C
Rio Branco
quinta-feira, 28 de maio de 2026
O RIO BRANCO
Acre

Sema e Imac apoiam MP na Comunidade e levam Circuito Ambiental para escolas rurais de Brasileia

Publicado em 16/08/2024

Alunos de escolas públicas da zona rural de Brasileia, no interior do Acre, estão participando de diversas atividades educativas voltadas para a conservação e preservação ambiental, em resposta à situação de emergência decretada em todos os municípios do estado devido à seca severa.

A ação, que ocorre entre os dias 14 e 17 de agosto, é promovida pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) e pelo Instituto de Meio Ambiente (Imac), em parceria com o programa MP na Comunidade, do Ministério Público do Estado do Acre (MP-AC).

Equipes de Educação Ambiental da Sema e do Imac estão realizado o Circuito Ambiental no município, uma iniciativa que visa promover a sensibilização ambiental entre crianças, jovens e adultos. As atividades são projetadas para serem lúdicas e interativas, refletindo a realidade local.

Segundo a secretária do Meio Ambiente, Julie Messias, a educação ambiental desempenha um papel fundamental na formação de futuros cidadãos conscientes.

“Nosso objetivo é compartilhar conhecimentos com os alunos não apenas sobre a importância da conservação e preservação ambiental, mas também sobre como aplicar esses conhecimentos em suas vidas diárias e dentro de suas famílias. Acreditamos que a mudança começa na base, com a educação de crianças e jovens que se tornarão agentes de transformação em suas comunidades”, ressaltou a gestora.

A secretária municipal de Educação de Brasileia, Sandra Lins, agradeceu a iniciativa. “Obrigada a todos os profissionais que participaram, acreditando que vale a pena investir na aprendizagem de nossos alunos, trazendo temáticas tão importantes como a proteção do meio ambiente”, agradeceu.

Fazem parte das atividades: o Tapete Caminhando pelo Acre, uma trilha educativa que explora curiosidades sobre as cidades do Acre e questões ambientais; o Flanelógrafo, um instrumento que, de forma lúdica, aborda a biodiversidade e o ciclo da água; a sala de impactos ambientais, espaço dedicado a demonstrar os efeitos das ações humanas no meio ambiente; jogos da memória, que ajudam a fixar conceitos e informações sobre o meio ambiente; e o Cine Verde.

[Agência de Notícias do Acre]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Tribuna Livre: André Kamai faz análise profunda da política acreana e do cenário nacional

Kevin Souza

Sebrae no Acre apoia empreendedores no Festival de Praia de Manoel Urbano

Jamile Romano

Polícia Civil do Acre prende criminoso acusado de estuprar três sobrinhos em Rodrigues Alves

Jamile Romano

Soluções do Sebrae no Acre atendem comunicadores do estado

Marcio Nunes

Em meio a aumento de SRAGs, educandário suspende atividades coletivas em Rio Branco

Jamile Romano

Rio Acre atinge 1,70 metro em Rio Branco, ainda longe da cota de alerta

Kevin Souza