31.3 C
Rio Branco
sexta-feira, 9 de maio de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Governo realiza ação de conscientização do Agosto Lilás em Cruzeiro do Sul

Atualizada em 07/08/2024 14:19

O Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen), por meio da Central Integrada de Alternativas Penais (Ciap) de Cruzeiro do Sul, realizou na manhã desta quarta-feira, 7, data em que a Lei Maria da Penha completa 18 anos, uma ação de conscientização do Agosto Lilás, para os cumpridores de alternativas penais. A temática da ação foi Lei Maria da Penha e os Ciclos de Violência.

“Ao longo do ano, a gente trabalha temáticas voltadas para os autores de violência doméstica nos grupos reflexivos, mas no mês de agosto, quando essa temática é intensificada por conta do Agosto Lilás, realizamos essa programação. A temática visa à conscientização desses homens”, explica Nayana Neves, coordenadora local da Ciap.

O Agosto Lilás é uma campanha do governo federal, em que todo o mês é dedicado à conscientização e combate à violência contra a mulher. A escolha se deu devido a sanção da Lei Maria da Penha (Lei Federal nº 11.340/ 2006), assinada no dia 7 de agosto, viabilizando o enfrentamento da violência doméstica no Brasil.

Marilene Zhu, juíza titular da Vara de Proteção à Mulher e Execuções Penais da Comarca de Cruzeiro do Sul, foi uma das palestrantes do evento, instigando a participação dos homens cumpridores de alternativas penais. “Pelo que vi, todos estão mais ou menos esclarecidos do que configura a violência contra a mulher. São violências física, psicológica, sexual, patrimonial ou moral”, ressaltou.

Renan Santana, delegado da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher e de Proteção à Criança e ao Adolescente (Dempca), também esteve presente: “É muito importante este evento, porque há uma integração entre os atores que participam e a intenção é conscientização, levar informação, conteúdo para que as pessoas possam saber dos seus direitos e obrigações e a gente possa ter uma sociedade mais harmônica, respeitando o direito das mulheres”.

Mês importante para a Ciap

Além de toda a programação do Agosto Lilás, o período também é importante para a Ciap, pois no dia 31 de agosto de 2023 comemora-se um ano da instalação do núcleo em Cruzeiro do Sul. Até hoje, já foram recebidas 238 pessoas no local.“Essas pessoas foram acompanhadas pela Ciap, participando de grupos reflexivos. O cumpridor realiza dez participações semanalmente, com temáticas variadas, mas sempre voltadas para a questão da autorreflexão, para se avaliar como ser humano, as suas práticas, as suas palavras, sempre voltado para o tratamento com o outro”, destacou a coordenadora local.

 

[Agência de Notícias do Acre]

Artigos Relacionados

Programa Saúde Itinerante em Neuropediatria realiza mais de 300 atendimentos a crianças em Manoel Urbano

Raimundo Souza

15 de agosto, dia Nacional das Santas Casas de Misericórdia

Raimundo Souza

Estado promove 2ª edição da qualificação da assistência primária ao câncer infanto-juvenil

Marcio Nunes

Estudantes de Rio Branco se classificam em 1º lugar para etapa nacional do Prêmio do Ministério Público do Trabalho

Jamile Romano

Petecão se reúne com ministro da Agricultura para garantir novos investimentos no Acre

Marcio Nunes

Conecta Rio Branco: Primeira conexão sem fio gratuita é estabelecida na Praça da Revolução, em Rio Branco

Raimundo Souza