23.3 C
Rio Branco
domingo, 20 de abril de 2025
O RIO BRANCO
AcreGeral

Agosto Lilás: Semulher realiza certificação em curso de customização e atendimento com o Ônibus Lilás para mulheres de Senador Guiomard

Atualizada em 03/08/2024 16:06

A Secretaria de Estado da Mulher (Semulher) realizou a certificação do curso de customização de guardanapos e levou a Unidade Móvel de Atendimento à Mulher, o Ônibus Lilás, para a Escola 15 de Junho, no município de Senador Guiomard, com serviços psicológicos, jurídicos e de assistência social, na tarde desta sexta-feira, 2.

Semulher em ação com as mulheres de Senador Guiomard. Foto: Rebeca Martins/Semulher

A agenda é parte da campanha Agosto Lilás – Feminicídio Zero, que assegura às mulheres o compromisso na luta por seus direitos e a equidade de gênero na sociedade, além de intensificar os serviços realizados pela Secretaria da Mulher na capital e nas cidades do interior durante os 31 dias do mês de agosto.

Ônibus Lilás na Escola 15 de Junho, em Senador Guiomard. Foto: Rebeca Martins/Semulher

O evento também celebrou a formação das mulheres alunas do curso livre de customização de guardanapos. A profissionalização é ofertada pela Semulher, através da equipe multiprofissional. O objetivo é oportunizar a liberdade financeira das mulheres e incentivar a inserção ou reinserção no mercado de trabalho.

Alunas do curso livre de customização de guarnapos certificadas. Foto: Rebeca Martins/Semulher

A diretora de Políticas para Mulheres da Secretaria da Mulher, Joelda Pais, esteve presente e reforçou o papel da pasta. “A Secretaria da Mulher foi criada, justamente, para enfrentar a violência contra a mulher, seja ela qual for. Em algumas situações, o poder financeiro do agressor pode ser um dos fatores que pressionam a mulher a permanecer em uma relação violenta, essa iniciativa procura oportunizar um meio de gerar renda própria e conquistar a liberdade, essa quebra do ciclo de violência que tem ceifado vidas”, enfatizou.

Representantes da Semulher presentes no evento. Foto: Rebeca Martins/Semulher

A chefe do Departamento de Autonomia Econômica e Políticas de Cuidados, Vanessa Rosella, conversou com as mulheres e também explicou como procurar seus direitos, a quem recorrer e onde denunciar. “É primordial que toda mulher saiba dos seus direitos, que existe a Lei Maria da Penha e que existem órgãos, como a própria Secretaria da Mulher, que estão a sua disposição”, disse.

Aluna Inês Bandeira, após receber sua certificação. “Estou muito grata”. Foto: Rebeca Martins/Semulher

“Como participante do curso, eu quero agradecer o Estado, que por meio da Secretaria da Mulher trouxe esse curso para nós, mulheres de Senador Guiomard. Não sou só eu, mas eu falo em nome de todas, de todo o grupo que está aqui hoje. Pudemos aprender bastante, e agora sabemos confeccionar esses panos de pratos lindos”, destacou a aluna do curso, agora certificada, Inês Bandeira.

[Agência de Notícias do Acre]

Artigos Relacionados

Participando de eventos no Acre, Jorge Viana anuncia auxílio de 4,5 mil para produtores atingidos pela cheia

Marcio Nunes

Prefeito Tião Bocalom recebe visita institucional do futuro deputado federal José Adriano

Marcio Nunes

Acre recebe roadshow do Programa Novo Brasil Mais Produtivo

Jamile Romano

Com a arena lotada, peão tarauacaense se consagra tricampeão do rodeio da Expoacre Juruá 2024

Raimundo Souza

Bocalom decreta situação de emergência na saúde pública de Rio Branco;entenda

Jamile Romano

Música gospel mobiliza periferias e ganha data nacional

Raimundo Souza