22.3 C
Rio Branco
segunda-feira, 12 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
Política

Comissão aprova audiência pública solicitada por Eduardo Veloso para discutir remuneração de médicos e cirurgiões-dentistas

Publicado em 06/12/2023

A Comissão de Saúde da Câmara dos Deputados aprovou por unanimidade, nesta quarta-feira(6),requerimento de autoria do deputado Eduardo Velloso para realização de audiência pública para discussão do Projeto de Lei n° 765/2015 que altera lei sobre salário-mínimo(piso salarial) de médicos e cirurgiões-dentistas. Para o deputado, a remuneração de médicos e cirurgiões-dentistas é uma questão de extrema importância para toda a sociedade, ”e ainda fator determinante para atrair e manter talentos na área de saúde em regiões remotas do País”.
Segundo o parlamentar acreano, a audiência pública terá como convidados representantes da Associação Médica Brasileira(AMB),do Conselho Federal de Medicina(CFM),Associação Brasileira de Odontologia(ABO),do Ministério da Saúde e o presidente da Federação Interestadual dos Odontologistas(FIO),José Carrijo Brom. ”Haverá um debate amplo e democrático contando com as maiores autoridades da medicina e odontologia brasileiras”, destacou Velloso.
Para o parlamentar, a remuneração dos médicos e cirurgiões-dentistas reflete diretamente na qualidade dos serviços prestados “e, consequentemente, na saúde da própria população”. O deputado lembrou que a Lei n° 3999/1991 estabeleceu parâmetros para a remuneração desses profissionais, mas acrescentou ser “imperativo revisar esses valores à realidade econômica e inflacionária atual”.
Projeto de lei
Velloso lembrou que como o Projeto de Lei n° 765/2015(da qual é relator) propõe mudanças nos salários de médicos e cirurgiões-dentistas, a realização de uma audiência pública proporcionará um espaço extremamente oportuno para o diálogo entre autoridades, representantes desses profissionais , organizações da sociedade civil e a população em geral.
De acordo com o deputado, a participação cidadã na audiência pública é essencial para a construção de políticas públicas mais justas e alinhadas com as necessidades da população, assegurando que as mudanças propostas beneficiem a sociedade como um todo. Para Velloso, falar sobre piso salarial de médicos e cirurgiões-dentistas é compreender as necessidades dessas categorias “que estão na linha de frente da saúde brasileira”.

(Assessoria)

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Falta de transparência marca viagem de ministros do STF e PGR a Europa

Jamile Romano

Petecão garante R$ 175 mil para compra de EPIs para os motoboys do município de Cruzeiro do Sul

Jamile Romano

Governo do Acre promove mutirão de saúde com especialistas em reumatologia neste final de semana

Raimundo Souza

“Se você for ao Acre, vai enfrentar o crime organizado”, diz Lula ao citar violência no Brasil

Jamile Romano

Ex-governador Tião Viana recebe medalha de ouro em homenagem prestada pelo Senado Federal

Marcio Nunes

Márcio Bittar Declara Apoio a Flávio Bolsonaro para a Presidência em 2026

Raimundo Souza