25.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 26 de novembro de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Força Nacional do SUS investiga mortes entre indígenas no Acre

Uma equipe da Força Nacional do Sistema Único de Saúde (SUS) composta por dois médicos, dois enfermeiros e dois técnicos inicia nesta segunda-feira (1º) uma missão exploratória em comunidades indígenas de Assis Brasil (AC). De acordo com o Ministério da Saúde, a proposta é investigar e tratar quadros de gripe, síndrome respiratória aguda grave (SRAG) e diarreia.

“Além dos atendimentos, será feito o diagnóstico vivo da situação no local. O aumento expressivo das doenças têm causado óbitos de crianças e idosos”, destacou a pasta por meio de nota. As secretarias de Saúde Indígena (Sesai) e de Vigilância em Saúde e Ambiente também monitoram a situação.

A previsão é que as atividades se estendam por cinco dias. Segundo a Secretaria de Saúde do Acre, notificações recentes mostram que crianças de 1 a 5 anos e idosos acima de 60 anos “são desproporcionalmente afetados” com as doenças citadas. “Além disso, foram registradas mortes entre crianças menores de 5 anos em aldeias locais”.

Entenda

O município de Assis Brasil tem mais de 7 mil habitantes e fica localizado na tríplice fronteira entre o Brasil, o Peru e a Bolívia. O Sistema de informação da Atenção à Saúde indígena registra duas etnias vivendo na região, Jaminawa e Manchineri, totalizando 2,1 mil indígenas distribuídos em 32 aldeias.

 

[Agência Brasil]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Opera Acre realiza mais de 60 procedimentos cirúrgicos no Alto Acre, fortalecendo saúde pública regional

Jamile Romano

Feriado de Corpus Christi : veja o que abre e o que fecha

Jamile Romano

Biguinho Sensação abre a programação de shows da Expoacre

Raimundo Souza

Com 85% da obra já executada governo garante entrega em março

Marcio Nunes

Governo do Acre investe R$ 1,2 milhão e melhora vias do Parque Industrial de Rio Branco

Jamile Romano

Governo do Acre entrega tablets para 192 alunos da Escola Raimunda Pará, na Cidade do Povo

Redacao