23.3 C
Rio Branco
segunda-feira, 12 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
Acre

Força Nacional do SUS investiga mortes entre indígenas no Acre

Publicado em 01/07/2024

Uma equipe da Força Nacional do Sistema Único de Saúde (SUS) composta por dois médicos, dois enfermeiros e dois técnicos inicia nesta segunda-feira (1º) uma missão exploratória em comunidades indígenas de Assis Brasil (AC). De acordo com o Ministério da Saúde, a proposta é investigar e tratar quadros de gripe, síndrome respiratória aguda grave (SRAG) e diarreia.

“Além dos atendimentos, será feito o diagnóstico vivo da situação no local. O aumento expressivo das doenças têm causado óbitos de crianças e idosos”, destacou a pasta por meio de nota. As secretarias de Saúde Indígena (Sesai) e de Vigilância em Saúde e Ambiente também monitoram a situação.

A previsão é que as atividades se estendam por cinco dias. Segundo a Secretaria de Saúde do Acre, notificações recentes mostram que crianças de 1 a 5 anos e idosos acima de 60 anos “são desproporcionalmente afetados” com as doenças citadas. “Além disso, foram registradas mortes entre crianças menores de 5 anos em aldeias locais”.

Entenda

O município de Assis Brasil tem mais de 7 mil habitantes e fica localizado na tríplice fronteira entre o Brasil, o Peru e a Bolívia. O Sistema de informação da Atenção à Saúde indígena registra duas etnias vivendo na região, Jaminawa e Manchineri, totalizando 2,1 mil indígenas distribuídos em 32 aldeias.

 

[Agência Brasil]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Semulher promove ciclos terapêuticos para mulheres em Rio Branco

Jamile Romano

Convite à imprensa: Sessão solene em homenagem ao ano internacional das cooperativas

Raimundo Souza

Zezé Di Camargo, Fernanda Brum e Matheus & Kauan: saiba quantos ingressos ainda restam

Jamile Romano

Rio Acre apresenta nível estável em Rio Branco e sem chuvas nas últimas 24 horas

Kevin Souza

Segurança divulga queda nos índices de homicídios nas regionais da capital

Kevin Souza

Empreendedores do Acre participam de Feira Nacional da Indústria da Cerâmica Vermelha com apoio do Sebrae

Marcio Nunes