24.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 26 de novembro de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Seca avança: Rio Acre marca 1,90 metro e Defesa Civil inicia plano de contingência na capital

Segundo dados da Defesa Civil Municipal, a situação da estiagem em Rio Branco se agrava. Nesta terça-feira,18, o nível do Rio Acre atingiu 1,90 metros. A ausência de chuvas significativas por 23 dias levou a Defesa Civil a antecipar as operações do plano de contingência de escassez hídrica.

De acordo com o diretor de administração de Desastres da Defesa Civil, tenente-coronel Cláudio Falcão, a decisão de antecipar o plano foi motivada pela crítica situação hídrica. “Dada a situação crítica na parte hídrica e o avanço da estiagem, onde já temos 23 dias sem chuvas significativas, resolvemos antecipar o início das operações do plano de contingência de escassez hídrica de Rio Branco,” explicou Cláudio Falcão.

Segundo ele, o cenário futuro aponta para um agravamento hídrico, exigindo medidas imediatas para garantir o abastecimento de água potável à população afetada.

A antecipação das operações do plano de contingência busca mitigar os impactos da seca e assegurar que as comunidades rurais tenham acesso à água potável durante este período crítico. A Defesa Civil segue monitorando a situação e, conforme Falcão, está preparada para ampliar as ações conforme necessário.

De início, a meta da Defesa Civil é distribuir 30 milhões de litros de água. “Inicialmente 19 mil pessoas serão beneficiadas. Podendo aumentar este número. Caminhões pesados estarão diariamente nas comunidades sob o comando da defesa civil”, completou.

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Prefeitura de Rio Branco decreta contenção de despesas para reequilibrar contas públicas

Jamile Romano

O humorista e criador de conteúdo Rafael Barbosa nadando em rua alagada; veja o vídeo

Raimundo Souza

Prefeitura de Rio Branco alerta população para golpe de alvará de funcionamento irregular

Marcio Nunes

Pane na Oi deixa mais de 200 mil usuários sem internet no Acre

Jamile Romano

Governo do Acre e Floresta+ Amazônia realizam mutirão de regularização ambiental e ampliam acesso a pagamento por serviços ambientais

Raimundo Souza

Força Nacional do SUS vacina mais de mil indígenas no Acre

Jamile Romano