23.3 C
Rio Branco
domingo, 20 de abril de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Consumo de eletricidade em residências teve alta de 27,4% em abril no Acre

Atualizada em 11/06/2024 09:29

O resenha mensal do Mercado de Energia Elétrica, divulgado pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE) em maio deste ano, aponta que o consumo residencial de eletricidade teve, em abril, alta de 27,4% no Acre em comparação ao mesmo mês de 2023.

De acordo com o documento, todas as regiões e estados tiveram taxas positivas de consumo residencial no mês de abril. A Região Norte subiu 19,4%.

No resenha, é citado que um fator que contribuiu para o aumento no consumo foram as chuvas em grande parte do país. Ainda menciona a expansão do consumo no mês de abril como resultado de temperaturas acima da média e ondas de calor devido ao fenômeno climático El Niño.

🔥 Caracterizado pelo aquecimento maior ou igual a 0,5°C das águas do Oceano Pacífico, o El Niño acontece com frequência a cada dois ou sete anos. A duração média do fenômeno é de doze meses, gerando um impacto direto no aumento da temperatura global.

A pesquisa também aponta que o aumento do número de consumidores e a melhora dos indicadores de emprego e renda também favoreceram o aumento do consumo no mês. Com relação ao consumo comercial, todas as regiões também tiveram taxas positivas em abril.

A região Norte foi a que mais cresceu com 11% e o Acre foi ainda maior, 16,3%.

A nível nacional, o consumo nacional de eletricidade registra o segundo maior valor de toda a série histórica, desde 2004, inferior apenas ao de março desse ano. O gasto das residências lidera com 9,1%, no mês de abril frente ao mesmo mês de 2023.

[G1]

Artigos Relacionados

Em menos de 24 horas, parte dos serviços na Delegacia de Flagrantes são retomados

Jamile Romano

Produtos acreanos foram destaque durante Expo Amazônica, no Peru

Jamile Romano

Acre recebe roadshow do Programa Novo Brasil Mais Produtivo

Jamile Romano

Gabinete de Crise se reúne para discutir ações de enfrentamento à baixa qualidade do ar no Acre

Jamile Romano

Estado monitora aumento no nível do Rio Acre e se prepara para possíveis inundações

Jamile Romano

Acre terá R$ 6 milhões para implantar três centros de artes e esportes unificados

Marcio Nunes