Publicado em 17/07/2026
Desde que adentrou na nossa atividade política, o ex-presidente Jair Bolsonaro privilegia seus familiares.
Qual presidente da nossa República, desde a nossa Proclamação, pendurou todos os seus filhos em mandatos eletivos? Nenhum, apenas o ex-presidente Jair Bolsonaro. E, para provar que sim, detalhemos o posicionamento atual do seu quarteto de filhos: Flávio, Carlos, Eduardo e Renan, frequentemente numerados como 01, 02, 03 e 04.
Sua ex-esposa, a primeira das três, Rogéria Bolsonaro, mãe dos seus primogênitos, chegou a ser eleita vereadora pelo município do Rio de Janeiro e, por incrível que possa parecer, veio a ser derrotada quando concorria à sua própria reeleição porque o seu ex-marido, Jair Bolsonaro, indicou o seu filho Carlos, o 02, para concorrer e derrotar a sua própria mãe.
Portanto, não há nada a se estranhar no fato de o ex-presidente Jair Bolsonaro ter tirado do bolso do seu colete o nome de Flávio Bolsonaro para concorrer às nossas próximas eleições presidenciais. O próprio 03, Eduardo Bolsonaro, chegou a dizer que é muito melhor perder uma eleição do que ganhar com um candidato que não seja da inteira confiança.
Ora, se nem mesmo o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, uma cria do próprio Jair Bolsonaro, mereceu a confiança para ser candidato a presidente, não seriam o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, nem o ex-governador de Minas Gerais, Romeu Zema, que iriam obtê-la.
Quanto à não candidatura da sua atual esposa, Michelle Bolsonaro, teve tudo a ver com o parentesco de sangue. Afinal de contas, Michelle Bolsonaro só adquiriu o seu atual sobrenome em razão do 3º casamento com o chefão do clã.
E o filho 04, Renan Bolsonaro? Já instalado na atividade política como vereador pelo município catarinense de Balneário Camboriú e, na próxima eleição, candidato a deputado federal, cumprirá o objetivo da família, enquanto para a sua atual esposa, Michelle Bolsonaro, estará reservada a vaga para disputar uma das duas cadeiras que o Distrito Federal terá para o Senado.
Falando no estado de Santa Catarina, nada mais afrontoso que a candidatura do 02, Carlos Bolsonaro, para disputar uma das duas vagas para o Senado, desta feita passando uma pernada no atual senador Esperidião Amin, já que este também entrará na disputa.
Em tempo: Carlos Bolsonaro vem de meia dúzia de mandatos como vereador pelo município do Rio de Janeiro e, mesmo assim, trocou o seu domicílio eleitoral para viabilizar a sua candidatura ao Senado.
Para o ex-presidente Jair Bolsonaro, o seu sobrenome prevalecerá sempre que houver dúvidas sobre determinadas candidaturas e, não por acaso, foi assim que ele definiu a candidatura do seu filho 01 para disputar com a do presidente Lula, ainda que seja para perder.

