22.1 C
Rio Branco
quinta-feira, 16 de julho de 2026
O RIO BRANCO
Acre

77,8% das famílias acreanas estavam endividadas em maio de 2024, diz Fecomércio

Publicado em 13/06/2024

Dados divulgados pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) nesta semana apontam que o nível de endividamento e inadimplência do consumidor apresentou mais uma elevação, sendo a maior desde maio de 2023, quando alcançou 78,3%. Em 2024, no mesmo período, os números chegam a 78,7%. No Acre, ao menos, 90.534 famílias estavam endividadas durante o quinto mês do ano, representando um índice de 77,8%.

Das famílias endividadas no Acre, 37.991 estão com dívidas em atraso, e 16.559, sem condições de pagar suas dívidas. Este indicador é o menor desde novembro de 2023, quando o resultado atingiu 78,5% das famílias.

O Acre também tem seguido a tendência nacional em relação ao uso do cheque especial – em todo o Brasil, segundo a CNC, o endividamento com o cheque especial terminou maio com 3,9%, o menor índice desde 2010 com o cheque especial. No Estado, de acordo com pesquisa recente realizada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Acre (Fecomércio-AC) e o Instituto Data Control, o maior endividamento dos acreanos diz respeito ao cartão de crédito, representando 72,5% dos endividados. O cartão, ainda segundo o estudo, compromete atualmente entre 30% e 50% da renda dos consumidores, o que dificulta o orçamento doméstico.

É importante salientar, no entanto, que endividamento não é sinônimo de inadimplência, tendo em vista que as dívidas contraídas são pagas em até 30 dias, e não gera inadimplência com os credores. Dos endividados acreanos, apenas 12,8% tornam-se inadimplentes, embora verifique-se a regularização da dívida em até 45 dias.

[Assessoria]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Inscrições para 3ª edição do Prêmio de Comunicação do Governo do Acre começam nesta segunda

Redacao

Bebê encontrado com vida após ser dado como morto na Maternidade Bárbara Heliodora

Raimundo Souza

A SEMSA Rio Branco descarta caso suspeito de mpox após resultado negativo de exame

Raimundo Souza

Deracre atua em novas frentes de obra na Passarela Joaquim Macedo durante execução por etapas

Raimundo Souza

Prefeito de Rio Branco participa de Oficinas do Programa Fronteira Integrada em Brasileia

Marcio Nunes

Acre cria programa para prevenir gravidez precoce e conscientizar adolescentes

Raimundo Souza