27.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 21 de fevereiro de 2024
O RIO BRANCO
Coluna EsplanadaColunistas

400 parlamentares a favor de PEC que limita STF

Publicado em 13/12/2023 10:12

Lira avisa o STF
O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), fez uma pesquisa – por meio do Instituto Tendências – junto a seus pares da Casa sobre a Proposta de Emenda à Constituição (PEC 8/2021), que limita decisões monocráticas (individuais) no Supremo Tribunal Federal (STF) e outros tribunais superiores, e, para sua surpresa, o placar passou de 400 parlamentares a favor. Lira esteve, semana passada e fora da agenda, com o ministro decano do STF, Gilmar Mendes, e o avisou que não tem como segurar o
assunto. Mendes consentiu e pediu para pelo menos amenizar o mérito. A proposta, aprovada pelo Senado em novembro, será votada na Câmara no ano que vem.

Esconde-esconde
As oficiais de Justiça Federal Cristiane Oliveira e Doralúcia Santos tentam, há sete meses, notificar o deputado Eduardo Bolsonaro em ação no STF por suposto discurso de ódio contra professores. Inconformadas, elas relatam que receberam “informações desencontradas” dos funcionários do deputado e afirmam que nunca conseguiram ter acesso a ele nas “múltiplas diligências feitas em seu gabinete e nos plenários”.

Tapinhas nas costas
Na véspera da sabatina do ministro da Justiça, Flávio Dino, senadores governistas lembraram aos mais resistentes colegas bolsonaristas que, embora fossem oposição à época, votaram a favor dos ministros indicados pelo ex-presidente Jair Bolsonaro: Kassio Nunes Marques e André Mendonça. Foram ouvidos, receberam tapinhas nas costas, mas não viraram votos da ala radical anti-Dino.

Kim x Marina
O Tribunal de Contas da União (TCU) poderá investigar os repasses do Ministério do Meio Ambiente – de R$ 35 milhões – a ONGs supostamente ligadas à ministra Marina Silva. O pedido foi feito pelo deputado Kim Kataguiri (União Brasil-SP): “Minha ação movida ao TCU visa esclarecer para onde foi esse tanto de dinheiro público. Em que foi aplicado e qual retorno para a população”.

Ritmo Barroso
Pouco a pouco, o presidente do STF, Luís Roberto Barroso, vem implantando mudanças que planejou para o seu mandato. Aprovou, em sessão administrativa, boa parte dos avanços que propôs. Criou a Ouvidoria, instituiu uma assessoria que, além de tratar de processos de maior relevância, vai trabalhar para solucionar conflitos por mediação. Também investiu em Inteligência Artificial, que vai agilizar em muito o trabalho dos ministros.

Caiado, Michelle e Lula
Sondagem da Paraná Pesquisas apontou em um dos cenários para eleição presidencial que o governador Ronaldo Caiado é o preferido (com 37,8% dos votos) no Estado. A surpresa é o índice da ex-primeira dama Michele Bolsonaro, esposa do ex-presidente Jair Bolsonaro, que aparece na estimulada com 21%, em 2° lugar, e na frente do presidente Lula da Silva (19,9%).

ESPLANADEIRA
#  Auddas oferece “test drive” de consultoria jurídica para empresas no mercado até o dia 22. # TIM se torna única operadora a cobrir todos os 5.570 municípios brasileiros com sinal 4G, com a chegada da tecnologia a Guarinos (GO). # Marta Torres lança dia 16, no Rio, o livro "O romance do Pé-de-Rosa e a Bananeira ". # Cause e Instituto IDEIA lançam 8ª edição da pesquisa "Palavra do Ano", expressão eleita é "Mudanças Climáticas". # Projeto SOU II abre inscrições para oficinas musicais gratuitas em BH. # Airbnb e Embratur firmam parceria para impulsionar o turismo local no Brasil.

Artigos Relacionados

Planejamento estratégico do governo vai fortalecer indústria, comércio, ciência e tecnologia

Jamile Romano

Niver de Eracides Caitano

Rubedna Braga

Basta de tanto ódio

Jamile Romano

Despertem

Jamile Romano

Fogo no PSDB, rachado desde que João Doria tentou se candidatar

Leandro Mazzine

Péssima sinalização

Narciso Mendes