23.3 C
Rio Branco
sexta-feira, 18 de abril de 2025
O RIO BRANCO
Política

Zanin é sorteado relator de ação de Bolsonaro contra inelegibilidade

Atualizada em 04/01/2024 17:52

O ministro Cristiano Zanin, do Supremo Tribunal Federal (STF), foi sorteado para relatar o recurso apresentado pela defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) contra a decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que o tornou inelegível por oito anos.

Bolsonaro foi declarado inelegível por abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação durante reunião com embaixadores realizada no Palácio da Alvorada, em 18 de julho de 2022. O julgamento foi encerrado em 30 de junho com o anúncio do resultado pelo presidente do TSE, o ministro Alexandre de Moraes.

O sorteio que escolheu Zanin como relator do recurso de Bolsonaro no STF excluiu os ministros Alexandre de Moraes, Cármen Lúcia e Nunes Marques. Os magistrados não participaram pois integram o TSE e já possuírem um posicionamento sobre o caso. O sorteio aconteceu no dia 19 de dezembro.

A defesa do ex-presidente questionou em agosto a decisão junto ao TSE. No entanto, os ministros da Corte Eleitoral rejeitaram os argumentos apresentados pelos advogados de Bolsonaro e mantiveram a condenação.

 

[Metrópoles]

Artigos Relacionados

Lula sanciona regulamentação da reforma tributária sobre consumo

Jamile Romano

PL, PT e União Brasil ficarão com mais de 40% do fundão eleitoral de R$ 5 bi; veja valores

Jamile Romano

Acordo UE/Mercosul deve aumentar comércio do Brasil em R$ 94 bilhões

Marcio Nunes

TO: governador é alvo da PF por desvio de cestas básicas na pandemia

Raimundo Souza

Dilma é internada na China com quadro de neurite vestibular

Jamile Romano

Governo Lula rejeita seguir negociação com professores em greve e exige acordo até segunda (27)

Jamile Romano