23.3 C
Rio Branco
segunda-feira, 2 de fevereiro de 2026
O RIO BRANCO
Acre

TRE-AC conquista a categoria Ouro no Selo de Qualidade Eleitoral do TSE

Publicado em 11/12/2025

O Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC) alcançou mais um reconhecimento nacional ao conquistar o Selo de Qualidade Eleitoral, na categoria ouro, concedido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A premiação foi entregue nesta quarta-feira, 10, em cerimônia realizada em Brasília, com a presença da presidente do TSE, ministra Cármen Lúcia. O desembargador Lois Arruda, vice-presidente e corregedor do TRE-AC, recebeu a honraria em nome da Corte acreana.

A distinção é concedida a tribunais eleitorais que apresentam desempenho de destaque em dimensões essenciais da atividade eleitoral. O TRE-AC foi avaliado positivamente nos critérios de gestão eficiente; inovação e desenvolvimento colaborativo de sistemas; atendimento ao cidadão; transparência, integridade e combate à desinformação; e capacitação e desenvolvimento das equipes.

Durante a cerimônia, a ministra Cármen Lúcia ressaltou o simbolismo da data, quando o mundo celebra os direitos humanos. Ao destacar o papel da Justiça Eleitoral, a ministra afirmou que a premiação reconhece o trabalho diário das instituições que asseguram o exercício da democracia no país. “A Justiça Eleitoral, que tanto trabalha, que tanto peleja, cumprindo a sua função constitucional, a sua função sociopolítica de garantir que esses direitos sejam efetivados, que nesse dia a gente pare para um momento de comemoração, de celebração daqueles que trabalham, acreditam e garantem que cada cidadã e cada cidadão brasileiro possa exercer o direito à democracia, que tenho como o primeiro dos direitos fundamentais”, declarou.

O reconhecimento chega em um momento especial para o TRE-AC. Em 2025, o Tribunal celebra seu Jubileu de Ouro — 50 anos de história — e, na semana passada, já foi premiado com o Ouro no Prêmio CNJ de Qualidade 2025, que mede o nível de excelência administrativa e tecnológica do Judiciário brasileiro. A somatória das duas premiações reforça a maturidade institucional da Corte acreana, seu compromisso com a inovação e a capacidade de entregar serviços eleitorais eficientes à população.

Segundo o desembargador Lois Arruda, receber o Selo de Qualidade Eleitoral Ouro logo na primeira edição desta premiação é um marco que reforça a seriedade com que o TRE-AC desempenha sua missão. “Este reconhecimento chega justamente quando o Tribunal celebrar seus 50 anos e poucos dias após conquistarmos também o Ouro no Prêmio CNJ de Qualidade. Esses resultados não surgem por acaso: refletem o trabalho dedicado de servidoras, servidores, magistradas e magistrados que, diariamente, aprimoram nossos processos, modernizam sistemas e garantem eleições seguras e eficientes. Seguimos avançando, com o propósito de servir ao povo acreano e de aperfeiçoar a Justiça Eleitoral até alcançarmos, quem sabe em breve, o diamante”, disse.

[Assessoria]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Em Manaus, governador prestigia condecoração dada à presidente do Tribunal de Justiça do Acre e fala da integração dos Poderes

Marcio Nunes

Procon participa da 35ª Reunião da Senacon com os membros do Sistema Nacional do Consumidor

Marcio Nunes

Governador participa de teleconferência com governadores do Consórcio Amazônia Legal e pactua ações importantes

Marcio Nunes

Prefeitura encerra atendimento humanitário no Parque de Exposição às vítimas da enchente

Jamile Romano

Ifac divulga vagas para mulheres em curso de MEI na capital

Jamile Romano

Segurança Pública realiza voo com ganhadores da campanha Um Dia com a Segurança

Kevin Souza