23.3 C
Rio Branco
quinta-feira, 24 de abril de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Tacacá, chips de banana e comidas típicas movimentam Economia Solidária no Carnaval da Família

Atualizada em 12/02/2024 08:44

Eu vou tomar um tacacá, dançar, curtir, ficar de boa”, já diz a cantora Joelma. E com o mesmo sentimento, o público chegou à Feira Folia da Economia Solidária responsável pelas comidas típicas durante toda a programação do Carnaval da Família, em Rio Branco. Ao todo, 44 empreendedores integram a feira coordenada pelo governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Turismo e Empreendedorismo (Sete).

No cardápio da Feira Folia, há tacacá, chips de banana e macaxeira, churros, pratos executivos de picanha e alcatra, crepes, açaí, bebidas e muito mais para abastecer e hidratar os foliões durante as cinco noites de folia que se estendem até a terça-feira, 13.

O tradicional chips de banana, por exemplo, é um dos itens mais pedidos na barraca da dona Dona Júlia Alves. Acompanhada do esposo João Araújo e do amigo Fábio Oliveira, dona Júlia explica que a iguaria agrada o paladar de quem participa da festa. “O povo gosta muito. Vendo bem”, garantiu.

De Porto Velho, o nutricionista Charles Bravo e os amigos Gilberto Dias e Felipe Antunes aproveitaram o feriado de carnaval para apreciar a folia no Calçadão da Gameleira. “Eu gosto muito do chips, e fica ainda melhor de apreciar nessa área [Calçadão da Gameleira] que é bonita para assistir o pôr do sol”, disse o nutricionista.

Há quatro anos, o casal Sidney Freitas e Janaína Queiroz também trabalham com as comidas típicas nas programações promovidas pelo governo do Acre. “Sempre participamos da Expoacre, das festas juninas e do Carnaval da Família. Todo evento, nos inscrevemos para participar”, explicou.

E na garantia do tradicional tacacá e caldo de feijão para levantar a energia dos foliões, o casal Andriano Aguiar e Poliana Muniz garantiu presença no Carnaval da Família pela primeira vez. “Uma amiga minha me apoiou e hoje estou aqui com meu esposo na esperança de melhorar a renda”, explicou Poliana.

Feira Folia

Após edital de seleção promovido pelo governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Turismo e Empreendedorismo, os empreendedores presentes na Feira Folia receberam orientação sobre segurança e obtiveram licenças para a comercialização de alimentos e bebida alcoólica.

Na feira, são 15 barracas de alimentação, 14 barracas de bebidas alcoólicas, além de dez ambulantes de alimentação e cinco ambulantes de vendas diversas como balões, copos, fantasias e adereços.

“Um dos objetivos da Sete é oferecer incentivo e estrutura para que os pequenos empreendedores possam ter a oportunidade de trabalhar em grandes eventos, fortalecendo o nosso modelo de gestão participativa, pautado na solidariedade social”, concluiu a diretora de Empreendedorismo da Sete, Bianca Marques.

 

[Agência de notícias do Acre]

 

 

 

Artigos Relacionados

Artesãos acreanos conquistam 1º lugar em vendas durante evento nacional em Brasília

Marcio Nunes

Operação da PF apura irregularidades em processo licitatório para o fornecimento de medicamentos no Acre

Jamile Romano

Carreta da Defensoria Pública chega a Plácido de Castro neste sábado com diversos serviços

Marcio Nunes

Cinco deputados federais do Acre assinam pedido de urgência para anistia aos presos do 8 de janeiro

Jamile Romano

Prefeito de Rio Branco prestigia posse da nova Defensora Pública Geral do Acre, Juliana Marques

Raimundo Souza

Governo do Acre avança na recuperação da Passarela Joaquim Macedo, em Rio Branco

Jamile Romano