27.3 C
Rio Branco
domingo, 8 de fevereiro de 2026
O RIO BRANCO
Acre

Som do Acre prorroga inscrições para oficinas e mapeamento da cena musical autoral

Publicado em 09/09/2025

Artistas e bandas acreanas têm agora até, às 23:59, desta terça-feira, 9 de setembro,  para se inscrever na 2ª edição do projeto Som do Acre, iniciativa que busca mapear, fomentar e fortalecer a cena musical autoral no estado. A proposta oferece oficinas formativas voltadas para gestão de carreira, distribuição digital e estratégias de comunicação, além da possibilidade de participação no line-up da 7ª edição do Festival Varadouro, que acontece ainda este ano.

As formações acontecem nos dias 11 e 12 de setembro, com profissionais renomados da área musical. No primeiro dia, o produtor cultural Edson Natale (@edsonnatale) ministra a oficina Planejamento e Música: como contar melhor a história da sua carreira musical. Ainda no dia 11, a cantora e compositora paraense Áila (@ailamusic) conduz a atividade “A música das Amazônias: caminhos e oportunidades”.

No dia 12, a programação segue com o produtor musical Pena Schmidt (@pena.schmidt) em A música no século XXI, e encerra com Fernanda Paiva (@ferpaiva), que abordará Estratégias de construção de marca e fortalecimento de carreiras e negócios na música.

Para a produtora cultural e organizadora da ação, Karla Martins, a prorrogação do prazo amplia o alcance do projeto e garante que mais artistas possam participar.

“O Som do Acre é uma oportunidade única de qualificação e de conexão com a cena nacional. Por isso decidimos ampliar o prazo, para que ninguém fique de fora. Queremos que os artistas acreanos aproveitem ao máximo esse momento de formação, troca de experiências e também de visibilidade no Festival Varadouro”, destaca.

Ela relembra ainda a evolução do projeto.

“Na versão do ano passado, a gente deu curso online e levou as bandas para tocar em São Paulo numa Noite Acreana. Na versão deste ano, nós estamos trazendo os profissionais aqui para o Acre e, das bandas que participarem e se inscreverem, eles selecionarão duas para já fazer parte da escalação do Festival Varadouro, que será em dezembro”, pontua.

O projeto é contemplado pelo Edital da Política Nacional Aldir Blanc – PNAB, com financiamento da Prefeitura Municipal de Rio Branco, produção da Eita Pau Produções e realização do Governo Federal, por meio do Ministério da Cultura.

As inscrições estão abertas até o dia 9 de setembro no site: rede.florestaativista.org/som.

[Assessoria]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Prefeitura de Rio Branco realiza palestra sobre direitos humanos para policiais militares

Jamile Romano

Modernização da transparência e avanços na gestão pública são destaques da Controladoria-Geral em 2024

Raimundo Souza

Primeiro dia do FICATE 2024 reúne mais de 500 alunos em apresentações culturais no Tucumã

Marcio Nunes

Força Nacional do SUS vacina mais de mil indígenas no Acre

Jamile Romano

Governo do Acre institui Programa Câmbio Verde para troca de resíduos recicláveis por alimentos

Marcio Nunes

Mailza Assis publica novas nomeações e exonerações no Executivo Estadual

Redacao