28.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 26 de novembro de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Socorro Neri defende auxílio financeiro para que estudantes carentes possam concluir ensino médio

A deputada Socorro Neri votou SIM, nesta quarta-feira(13), ao projeto de lei de autoria da deputada Tabata Amaral, que dispõe sobre a criação de um incentivo financeiro ao estudante do ensino médio em situação de pobreza ou de extrema pobreza. Para a deputada , trata-se de uma proposta que vem equilibrar as oportunidades educacionais, reduzir a evasão escolar e ,sobretudo, promover o desenvolvimento humano.
Para a deputada, o projeto vem ao encontro, ainda , da prevenção das situações de risco e vulnerabilidade social e da melhoria do fluxo escolar e aprendizagem. Educadora de vocação e tradição, Socorro Neri destaca que o projeto- também conhecido como “bolsa permanência- vem propor condições aos estudantes mais carentes para que continuem em sala de aula e possam concluir seus estudos, “como desejado em origem”.
Prejuízo
Neri lembrou que mantido o ritmo atual, nada menos que 17,5% dos jovens que hoje têm 16 anos não completarão o ensino médio (pré-escola , fundamental e médio) ,resultando numa perda aos cofres da Nação de R$ 372 mil por jovem. Por outro lado, explica a parlamentar, o jovem que possui a educação básica completa passa, em média, mais tempo de sua vida produtiva ocupados e com maior remuneração.Com a educação básica concluída, o jovem terá maior expectativa de vida com qualidade e menor envolvimento em atividades violentas
Segundo a deputada, o projeto- atrelado aos beneficiários do Bolsa Família para conclusão do ensino médio-demonstra que existe um maior envolvimento com os estudos quando há benefícios financeiros envolvidos, ”além de garantir efeitos de acumulação de capital intelectual e bem estar”. Por fim, a deputada ressalta que o projeto tem o mérito de reduzir desigualdades sociais e educacionais, ”ao priorizar o direito social inalienável à educação básica obrigatória e gratuita”.
PS-Aprovado na Câmara dos Deputados,o projeto seguiu para apreciação do Senado Fderal.

(Assessoria)

Compartilhe:

Artigos Relacionados

O CEO da Santa Casa da Amazônia Dr. José Aleksandro agradece a Câmara de Sena Madureira pela homenagem recebida dia (18)

Raimundo Souza

Acre teve mais de 500 gestantes infectadas por sífilis em 2023, diz Ministério da Saúde

Jamile Romano

Governo fecha ano com mais de cem frentes de serviço em todo o estado em obras executadas pelo Deracre

Raimundo Souza

Operação: PF apreende conteúdos de abuso sexual infantojuvenil e drogas no Acre

Jamile Romano

Moradores da Cidade do Povo bloqueiam BR-364 em protesto contra altas tarifas de energia e congestionamento se forma

Jamile Romano

Hugo Motta envia representações que pedem a cassação de Eduardo Bolsonaro ao Conselho de Ética

Kevin Souza