33.3 C
Rio Branco
sexta-feira, 27 de fevereiro de 2026
O RIO BRANCO
Acre

Seminário discute Educação Especial inclusiva e os desafios para superar o capacitismo no Acre

Publicado em 13/01/2025

A Secretaria de Estado de Educação e Cultura (SEE) realiza nesta segunda-feira, 13, o Seminário de Educação Especial na Perspectiva Inclusiva: Desafios para Superação do Capacitismo. O evento acontece no auditório do Centro Universitário Uninorte, em Rio Branco, e busca fomentar reflexões sobre a construção de uma escola inclusiva e equitativa.

O seminário tem como objetivo ampliar o debate sobre a valorização das diferenças e singularidades dos indivíduos, promovendo a socialização de conhecimentos e práticas educativas que contribuam para combater o capacitismo. Destinado às equipes gestoras e coordenadores pedagógicos da rede estadual de ensino, o evento conta também com a participação de representantes das regionais dos municípios acreanos, reforçando a capilaridade das discussões em todo o estado.

A abordagem do capacitismo como barreira estrutural no ambiente escolar evidencia a necessidade de ações concretas para garantir uma educação acessível e de qualidade. Segundo Jekson Alencar, representante do Núcleo da SEE em Santa Rosa do Purus, o evento é uma oportunidade de aprendizado e troca de experiências que impactam diretamente o trabalho nos municípios.

“A gente não tem toda a visão que há aqui na capital. Vamos levar essa experiência para o nosso município, retransmitindo conhecimentos aos alunos que necessitam de educação especial, trabalhando de forma a evitar o capacitismo”, destacou.

Além de reconhecer e valorizar a diversidade, o seminário promove perspectivas pedagógicas que buscam superar barreiras e preconceitos. Hadhiane Peres, chefe do Departamento de Educação Especial da SEE, destacou a relevância do tema.

[Agência de Notícias do Acre]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Vice-governadora Mailza Assis encerra 1° Encontro Estadual do Suas e fortalece as políticas para a população acreana com a 1ª Reunião da Comissão de Intergestores Bipartite de 2025

Raimundo Souza

Agosto apresenta menor número de roubos no Acre dos últimos 11 anos

Raimundo Souza

ETA II desaba e compromete abastecimento total de água na capital

Marcio Nunes

Apresentações de corais acreanos marcam sexta noite do Fim de Ano da Família

Raimundo Souza

Prefeito de Rio Branco recebi cônsul do Japão em Manaus e fortalecem parcerias

Jamile Romano

Sema e Embrapa assinam acordo de cooperação técnica com foco no monitoramento ambiental

Marcio Nunes