22.3 C
Rio Branco
terça-feira, 13 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
Acre

Seminário discute Educação Especial inclusiva e os desafios para superar o capacitismo no Acre

Publicado em 13/01/2025

A Secretaria de Estado de Educação e Cultura (SEE) realiza nesta segunda-feira, 13, o Seminário de Educação Especial na Perspectiva Inclusiva: Desafios para Superação do Capacitismo. O evento acontece no auditório do Centro Universitário Uninorte, em Rio Branco, e busca fomentar reflexões sobre a construção de uma escola inclusiva e equitativa.

O seminário tem como objetivo ampliar o debate sobre a valorização das diferenças e singularidades dos indivíduos, promovendo a socialização de conhecimentos e práticas educativas que contribuam para combater o capacitismo. Destinado às equipes gestoras e coordenadores pedagógicos da rede estadual de ensino, o evento conta também com a participação de representantes das regionais dos municípios acreanos, reforçando a capilaridade das discussões em todo o estado.

A abordagem do capacitismo como barreira estrutural no ambiente escolar evidencia a necessidade de ações concretas para garantir uma educação acessível e de qualidade. Segundo Jekson Alencar, representante do Núcleo da SEE em Santa Rosa do Purus, o evento é uma oportunidade de aprendizado e troca de experiências que impactam diretamente o trabalho nos municípios.

“A gente não tem toda a visão que há aqui na capital. Vamos levar essa experiência para o nosso município, retransmitindo conhecimentos aos alunos que necessitam de educação especial, trabalhando de forma a evitar o capacitismo”, destacou.

Além de reconhecer e valorizar a diversidade, o seminário promove perspectivas pedagógicas que buscam superar barreiras e preconceitos. Hadhiane Peres, chefe do Departamento de Educação Especial da SEE, destacou a relevância do tema.

[Agência de Notícias do Acre]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Cadastro de Pessoas Desaparecidas quer unificar dados de todo o Brasil

Kevin Souza

Acre realiza nesta quarta-feira, 22, o 1º Encontro Trinacional sobre Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas

Raimundo Souza

Registros fotográficos dos bairros Baixada da Habitasa e Cidade Nova

Raimundo Souza

BR-317 fica intransitável após chuvas e preocupa moradores na tríplice fronteira

Raimundo Souza

Homem é detido após confessar assassinato por ciúmes; corpo da vítima foi achado na BR-317

Redacao

Fecomércio-AC comenta resultados da Pesquisa Mensal do Comércio

Raimundo Souza