23.3 C
Rio Branco
quinta-feira, 26 de fevereiro de 2026
O RIO BRANCO
Acre

Saúde do Acre participa do Encontro Nacional das Vigilâncias de Anomalias Congênitas

Publicado em 12/12/2024

O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) participou nesta terça e quarta-feira, 11 e 12, em Brasília (DF), do Encontro Nacional das Vigilâncias de Anomalias Congênitas, promovido pelo Departamento de Análise Epidemiológica e Vigilância de Doenças não Transmissíveis (Daent), vinculado à Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente (SVSA) do Ministério da Saúde.

O encontro teve como objetivo principal fomentar a implantação e a estruturação da vigilância de anomalias congênitas em nível estadual, fortalecendo as políticas de saúde pública no país e aprimorando os processos de notificação e acompanhamento dessas condições.

As anomalias congênitas são alterações estruturais ou funcionais que ocorrem durante o desenvolvimento e podem ser detectadas antes, durante ou após o nascimento. Diferentes tipos de fatores de risco (genéticos, infecciosos, nutricionais, ambientais, entre outros) podem atuar de forma separada ou conjunta na ocorrência de anomalias congênitas em diversos órgãos e sistemas do corpo humano.

O evento também se destacou pela participação ativa de representantes estaduais, como o coordenador da Rede Cegonha e da Rede Alyne, Walber Carvalho, que ressaltou: “Este evento e oficina ajudarão a construir uma vigilância mais efetiva, organizando fluxos junto às maternidades e qualificando os profissionais envolvidos diretamente nas notificações. Este é um avanço para o nosso estado e um compromisso da Secretaria de Saúde com a sociedade”.

[Agência de Notícias do Acre]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Segurança faz mais de mil atendimentos psicológicos para servidores da pasta

Raimundo Souza

Assistência social certifica 96 profissionais para aprimorar serviços sociais no Acre

Raimundo Souza

Governo decreta situação de emergência em Rio Branco e Feijó, em decorrência de áreas afetadas por erosão fluvial

Jamile Romano

“Tristeza no coração”: filho de ‘seu’ Osmar anuncia morte do pai nas redes sociais

Kevin Souza

Prefeitura e Igreja fortalecem parcerias em prol da população mais vulnerável

Marcio Nunes

Nota de esclarecimento sobre ocorrência no Pronto-Socorro de Rio Branco

Raimundo Souza