23.3 C
Rio Branco
segunda-feira, 12 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
Acre

Saúde do Acre participa do Encontro Nacional das Vigilâncias de Anomalias Congênitas

Publicado em 12/12/2024

O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) participou nesta terça e quarta-feira, 11 e 12, em Brasília (DF), do Encontro Nacional das Vigilâncias de Anomalias Congênitas, promovido pelo Departamento de Análise Epidemiológica e Vigilância de Doenças não Transmissíveis (Daent), vinculado à Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente (SVSA) do Ministério da Saúde.

O encontro teve como objetivo principal fomentar a implantação e a estruturação da vigilância de anomalias congênitas em nível estadual, fortalecendo as políticas de saúde pública no país e aprimorando os processos de notificação e acompanhamento dessas condições.

As anomalias congênitas são alterações estruturais ou funcionais que ocorrem durante o desenvolvimento e podem ser detectadas antes, durante ou após o nascimento. Diferentes tipos de fatores de risco (genéticos, infecciosos, nutricionais, ambientais, entre outros) podem atuar de forma separada ou conjunta na ocorrência de anomalias congênitas em diversos órgãos e sistemas do corpo humano.

O evento também se destacou pela participação ativa de representantes estaduais, como o coordenador da Rede Cegonha e da Rede Alyne, Walber Carvalho, que ressaltou: “Este evento e oficina ajudarão a construir uma vigilância mais efetiva, organizando fluxos junto às maternidades e qualificando os profissionais envolvidos diretamente nas notificações. Este é um avanço para o nosso estado e um compromisso da Secretaria de Saúde com a sociedade”.

[Agência de Notícias do Acre]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Governo do Acre garante a participação de 156 estudantes nos Jogos Escolares Brasileiros em Uberlândia

Redacao

Polícia Militar inicia programação do mês da mulher com ação preventiva

Raimundo Souza

CNC, Sistema Fecomércio – Sesc-Senac Acre e Sindicatos promovem a Semana S.

Jamile Romano

Políticos e porcos

Jamile Romano

Com mais de 1,8 mil vagas, INSS realiza mutirões na Região Norte

Raimundo Souza

Prédio da Aleac fica sem energia após temporal de domingo na capital

Jamile Romano