26.3 C
Rio Branco
sexta-feira, 22 de agosto de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Projeto Legal e TCE-AC promovem curso sobre Avaliação de Políticas Públicas

Publicado em 14/05/2025

O Laboratório de Estudos Geopolíticos da Amazônia Legal no Acre e o Tribunal de Contas do Acre (TCE-AC) promovem o curso: Avaliação de Políticas Públicas – conceitos, métodos e usos, com o objetivo de capacitar profissionais da área para o uso de evidências na formulação e análise de políticas públicas. A formação busca desenvolver competências técnicas e analíticas alinhadas aos desafios contemporâneos da gestão pública.

O treinamento é feito em parceria entre o núcleo acreano do projeto Legal, da Universidade Federal do Acre (Ufac), o Instituto de Estudos Sociais e Políticos (Iesp), da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj), e a Escola de Contas Conselheiro Alcides Dutra de Lima, do TCE-AC.

“O curso busca apresentar os principais conceitos, abordagens e práticas relacionadas ao campo da avaliação com ênfase nos desafios teóricos, metodológicos e políticos que envolvem o uso de evidências na formulação e análise de políticas públicas”, explicou a professora doutora Luci Teston,coordenadora do Legal no Acre.

Ao menos 60 profissionais, incluindo gestores de políticas públicas e auditores, participam do curso que tem carga horária de 6 horas, a capacitação é feita na modalidade online.

“Esperamos que os participantes do curso possam atuar como agentes multiplicadores no processo de melhoria da qualidade dos serviços públicos no Acre. Essa parceria com o TCE é fundamental para atingir esse objetivo, pois Tribunal atua para garantir que os recursos públicos sejam utilizados de forma legal e eficiente”, enfatizou a coordenadora.

O curso é ministrado por Bruno Marques Schaefer, professor do IESP/UERJ, pesquisador em políticas públicas e instituições políticas, com vasta experiência acadêmica e atuação como consultor do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

*Projeto Legal*

O Legal funciona como uma rede interinstitucional, que engloba a colaboração de pesquisadores de universidades públicas, buscando produzir e transferir conhecimento sobre processos eleitorais, políticos e de elaboração de políticas públicas com base nas instituições democráticas.

Vinculado à ciência política e campos correlatos, está focado na produção acadêmico-científica, visando à qualificação metodológica, à produção de análises e indicadores políticos, econômicos e sociais sobre os Estados da Amazônia Legal do Brasil.

De acordo com Luci Teston, que coordena o projeto no Acre o principal objetivo do laboratório é produzir conhecimento sobre a realidade política dos estados da Amazônia Legal, por meio de análises e geração de dados quantitativos e pesquisas qualitativas, além de capacitar estudantes através de treinamentos.

[Assessoria]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Acre marca presença em eventos internacionais para fortalecimento da relação fisco-contribuinte

Jamile Romano

Criminosos do Acre invadem agência bancária do AM e levam mais de meio milhão em dinheiro

Jamile Romano

Governador Gladson Cameli participa de Ação de Inclusão e Bem-Estar para Pessoas com Deficiência

Raimundo Souza

Estado celebra saída de 5,6 mil famílias do Bolsa Família por aumento de renda no Acre e destaca fortalecimento de políticas públicas

Raimundo Souza

Programa de Aquisição de Alimentos fortalece agricultura familiar e promove segurança alimentar no Acre

Marcio Nunes

Governo lança programa de apoio à pesquisa e ciência para mães solo de baixa renda do Acre

Jamile Romano