27.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 21 de fevereiro de 2024
O RIO BRANCO
Acre

Prefeitura de Rio Branco realiza operação de guerra contra o mosquito da dengue

Publicado em 01/02/2024 10:02

A parte alta da cidade de Rio Branco é a região onde está concentrada a maior quantidade de focos da larva do mosquito da dengue, segundo levantamento da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa). Por essa razão foi o local selecionado, na manhã desta quarta-feira (31), para a realização de uma verdadeira operação de guerra contra o mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença.

Segundo a gerente da Vigilância, Lúcia Monteiro, as ações possíveis no combate aos focos do mosquito da dengue são realizadas pela prefeitura, mas é preciso que a população colabore, já que a maioria dos focos da doença estão nas casas.

“Estamos hoje dando início a mais um mutirão na parte alta, começando pelo Tancredo Neves. Estamos com aproximadamente 230 agentes entre os de combate às endemias e comunitários de Saúde nesse combate de guerra contra as arboviroses. Vinte e sete por cento dos criadouros são em reservatórios que estão dentro das residências, armazenamentos de água e pequenos centros.”

Lúcia ressaltou que a população pode colaborar recebendo os agentes de combate às endemias, o agente comunitário de Saúde em suas casas, mantendo as orientações e os cuidados, de acordo com as orientações recebidas. Mas nem sempre as pessoas colaboraram com o trabalho das equipes, como conta a agente de Saúde, Leuza Freitas.

“Os moradores, muitas vezes, não abrem as portas. Quando isso acontece, voltamos em outro horário pra ver se conseguimos adentrar, fazer a visita, a inspeção correta. Temos encontrado vários focos do mosquito onde o morador está abrindo a porta e fazendo a eliminação e o tratamento. Muita caixa d’água, também poços abertos e muito lixo doméstico dentro do domicílio.”

[Assessoria]

Artigos Relacionados

Presidente da Câmara Municipal de Rio Branco anuncia concurso público com 44 vagas para 2024

Jamile Romano

No Acre, mulher terá que pagar aluguel pelo tempo que residiu em casa de idoso após término do relacionamento

Jamile Romano

Governo do Acre publica Plano Plurianual 2024-2027 e Lei Orçamentária Anual para o exercício de 2024

Jamile Romano

Governador visita sede do Idaf, anuncia prorrogação do último concurso, e pode chamar 50 novos servidores

Marcio Nunes

Governador Gladson anuncia antecipação do 13º e pagamento de salários para servidores estaduais

Marcio Nunes

Prefeitura prepara os últimos detalhes para o carnaval Rio Branco Folia, Tradição e Alegria

Jamile Romano