29.3 C
Rio Branco
terça-feira, 22 de abril de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Prefeitura de Rio Branco realiza operação de guerra contra o mosquito da dengue

Atualizada em 01/02/2024 10:58

A parte alta da cidade de Rio Branco é a região onde está concentrada a maior quantidade de focos da larva do mosquito da dengue, segundo levantamento da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa). Por essa razão foi o local selecionado, na manhã desta quarta-feira (31), para a realização de uma verdadeira operação de guerra contra o mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença.

Segundo a gerente da Vigilância, Lúcia Monteiro, as ações possíveis no combate aos focos do mosquito da dengue são realizadas pela prefeitura, mas é preciso que a população colabore, já que a maioria dos focos da doença estão nas casas.

“Estamos hoje dando início a mais um mutirão na parte alta, começando pelo Tancredo Neves. Estamos com aproximadamente 230 agentes entre os de combate às endemias e comunitários de Saúde nesse combate de guerra contra as arboviroses. Vinte e sete por cento dos criadouros são em reservatórios que estão dentro das residências, armazenamentos de água e pequenos centros.”

Lúcia ressaltou que a população pode colaborar recebendo os agentes de combate às endemias, o agente comunitário de Saúde em suas casas, mantendo as orientações e os cuidados, de acordo com as orientações recebidas. Mas nem sempre as pessoas colaboraram com o trabalho das equipes, como conta a agente de Saúde, Leuza Freitas.

“Os moradores, muitas vezes, não abrem as portas. Quando isso acontece, voltamos em outro horário pra ver se conseguimos adentrar, fazer a visita, a inspeção correta. Temos encontrado vários focos do mosquito onde o morador está abrindo a porta e fazendo a eliminação e o tratamento. Muita caixa d’água, também poços abertos e muito lixo doméstico dentro do domicílio.”

[Assessoria]

Artigos Relacionados

Governo e Prefeitura de Rio Branco se reúnem com representantes de famílias acampadas na Aleac para buscar soluções

Jamile Romano

Inscrições para concurso público da Educação do Acre se encerram nesta terça

Marcio Nunes

Parceria entre governo do Estado e Conab assegura inclusão de agricultores indígenas no Programa de Aquisição de Alimentos

Jamile Romano

Prefeitura de Rio Branco faz monitoramento de fogo em Aterro de Inertes na capital

Marcio Nunes

Disse: Gladson Camili durante corrida do Servidor Público: “Pense em uma corrida show. Eu só tô precisando colocar o cardio em dia”

Raimundo Souza

Escolas das unidades prisionais do estado dão início ao ano letivo de 2025

Jamile Romano